Palestra da Univates debaterá os 50 anos do Golpe Militar

Postado em 25/08/2014 14h16min

Por Tuane Eggers

No próximo dia 8 de setembro, a Univates promove a palestra “50 anos do Golpe Militar: transição, memória, verdade e justiça”. A atividade será ministrada pelo psicanalista e doutor em Filosofia Luciano Mattuella e pelo professor de Direito e doutor em Altos Estudos Augusto Jobim do Amaral, com mediação do professor doutor Moysés Pinto Neto. O evento ocorre, a partir das 19h20min, no auditório do Prédio 7 (rua Avelino Tallini, 171 – Lajeado/RS).

De acordo com um dos organizadores do evento, professor Moysés Pinto Neto, o Brasil ainda está longe de ter esgotado as contas com seu passado. “Temas como o respeito à memória histórica com a abertura integral dos arquivos e a transição por meio da Lei da Anistia, recentemente julgada pelo Supremo Tribunal Federal, continuam gerando polêmica na esfera pública”, ressalta.

Segundo o professor, muitas das práticas que percorrem instituições do Estado continuam, para diversos intelectuais, devedoras da mentalidade do período, o que coloca em dúvida se o período foi integralmente superado pela nossa recente democracia. Ele também cita a presença de diversas Comissões da Verdade para testemunharem a pertinência do tema. “O evento pretende, portanto, fortalecendo-se com o diálogo interdisciplinar entre direito, filosofia, história e psicanálise, fomentar a discussão das temáticas da justiça, transição e memória, buscando trazer aos estudantes e à comunidade a atualidade do debate”, completa ele.

O evento é gratuito e aberto a todos os interessados. Inscrições podem ser feitas pelo site www.univates.br/eventos. Detalhes podem ser conferidos pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5450.

Texto: Tuane Eggers

Tuane Eggers