Univates promove projeto de extensão Empreendedor por um dia

Postado em 25/08/2014 17h31min

Por Nathália Braga

Promovido pelo Centro de Gestão Organizacional (CGO) da Univates, o projeto de extensão Empreendedor por um dia é coordenado pela professora Silvana Martins, com a colaboração dos professores Gabriel Machado Braido e Cíntia Agostini, também vinculados ao CGO. A atividade visa a inserir o tema empreendedorismo nas escolas de Ensino Médio do Vale do Taquari e tem participação do bolsista de extensão Bruno Matheus Dani e das voluntárias Tatiane Reginatto e Cíntia Scheuermann.

O projeto consiste em encontros de quatro horas-aula, que são realizados na Univates e prevê que, após concluírem a oficina, os alunos tenham adquirido conhecimentos básicos sobre empreendedorismo social e empresarial, educação empreendedora, perfil empreendedor, inovação e criatividade. Além disso, a atividade procura estimular os estudantes para o desenvolvimento de capacidade empreendedora, na busca de oportunidades, na geração do autoemprego e no desenvolvimento de atitudes empreendedoras, criativas e inovadoras na vida pessoal e profissional.

Silvana cita Fernando Dolabela como exemplo da importância da atividade: “O empreendedorismo é um instrumento de desenvolvimento social e não só de crescimento econômico. A teoria do empreendedorismo deve ser disseminada para que possa ser utilizada a fim de que seja produzida uma mudança cultural”.

A coordenadora do projeto diz que, por meio da educação empreendedora, a intenção é transformar cada estudante em indivíduo que consiga inserir em sua vida, após o contato com a teoria, os valores, atitudes, comportamentos, formas de percepção do mundo e de si mesmo. “Isso tudo voltado à capacidade de inovar, de perseverar e de conviver em harmonia com o outro”, completa.
As oficinas ocorrem nas dependências da Univates de forma gratuita, e as escolas interessadas em participar com seus alunos devem custear somente o deslocamento. Detalhes sobre o projeto e as atividades desenvolvidas podem ser conferidos no e-book produzido pela Univates, por meio do site www.univates.br/editora-univates/publicacao/81.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5453, ou pelo e-mail empreendedorporumdia@univates.br.

Texto: Nathália Braga

Atividades são direcionadas aos alunos de Ensino Médio do Vale do Taquari