Banca do PPGAD tem participação virtual de pesquisador de Harvard

Postado em 26/08/2014 13h48min

Por Tuane Eggers

Na última sexta-feira, dia 22, o coordenador do curso de Design, professor Rodrigo Brod, defendeu sua dissertação de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento (PPGAD) da Univates. Sua pesquisa intitulada “O lugar identitário: circulações e narrativas na significação do ambiente urbano” foi orientada pela professora doutora Jane Mazzarino.

A banca contou com a participação virtual (via skype) do professor doutor Fábio Duarte de Araújo Silva, diretamente de Harvard, onde está atuando como research associate na Graduate School of Design, nos Estados Unidos. O professor, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Gestão Urbana da PUC do Paraná, já havia participado de banca de qualificação e recentemente foi professor visitante no Massachusetts Institute of Technology – MIT, especificamente no Department of Urban Studies and Planning.

Além do professor Duarte, também participaram da banca o professor doutor Paulo Edson Belo Reyes, membro da comissão de pós-graduação e professor do Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional (Propur) da Ufrgs – um dos mais antigos programas da área do Brasil –, e a professora doutora Angélica Vier Munhoz, vinculada ao Centro de Ciências Humanas e Sociais e ao PPG em Ensino da Univates, assim como a orientadora do trabalho, professora doutora Jane Mazzarino.

De acordo com Brod, o trabalho teve como principal objetivo compreender os processos de significação dos espaços públicos no ambiente urbano a partir de quem os vivencia e, também, como esse processo produz a construção de lugares identitários, tomando como recorte um grupo de pessoas que possui laços afetivos com o centro da cidade de Porto Alegre. “A pesquisa buscou apreender e identificar um sistema de leitura dessa referida construção identitária e contribuir com possíveis alternativas metodológicas para o estudo das relações e tensões entre a edificação dos espaços públicos e a apropriação afetiva desses espaços pelas pessoas”, explica.

Para a orientadora do trabalho, professora Jane Mazzarino, a pesquisa é inovadora e relevante – tanto pelo tema como pelo aprofundamento teórico e pela abordagem metodológica. “Trata da relação das pessoas com o ambiente em que circulam cotidianamente, portanto algo que afeta a vida. Sua relevância científica está no fato de o Rodrigo ter conseguido entrelaçar teóricos diversos e complexos na busca pela construção de um cenário que o ajudasse a compreender essa relação com os ambientes urbanos”, ressalta.

Conforme a professora, o método inclui a circulação do pesquisador com o informante por Porto Alegre, com registros visuais dos locais significantes, resultando em um método contemporâneo e inovador. Jane explica que a dissertação não apenas cruzou dados empíricos com teóricos, mas finalizou propondo novas categorias teóricas, que podem ser apropriadas para outros estudos inovadores. “Trata-se de um estudo interdisciplinar e criativo, do qual tive o prazer de fazer parte como orientadora”, complementa.

Segundo o professor Paulo Reyes, o trabalho desenvolvido por Brod apresenta qualidade intelectual para além de um trabalho de mestrado, sendo bem articulado e redigido. “As construções teóricas são muito bem estruturadas e percorrem o texto ao longo de todo o trabalho com a mesma qualidade”, explica. O professor considera que as conclusões de Brod se apresentam como potentes construções teóricas, que apontam para novas pesquisas. “O Rodrigo terá um belo caminho de pesquisador que já se anuncia nessa dissertação”, finaliza.

Mais informações sobre o PPGAD da Univates podem ser obtidas pelo site www.univates.br/ppgad ou pelo e-mail ppgad@univates.br.

Texto: Tuane Eggers