Univates realiza seminário internacional na área de resíduos e biomassa

Postado em 26/08/2014 15h41min

Por Nicole Morás

Nos dias 15 e 16 de setembro, a Univates realiza o I Seminário Internacional de Energia e Recuperação de Materiais a partir de Resíduos e Biomassa com palestras e uma visita técnica.

Além de contar com a participação de pesquisadores de outros países, o evento tem como objetivo abordar temáticas relacionadas às questões ambientais, mais especificamente sobre o tratamento de resíduos visando ao aproveitamento energético destes.

A atividade inicia às 8h30min do dia 15, no auditório do Prédio 20 com abertura seguida de uma apresentação de Rodrigo Navia, da Universidad de La Frontera do Chile, sobre “Refinación de biosiesel de microalgas”. Na sequência, o professor austríaco da University of Applied Science, Arne Ragossnig faz a palestra “The thermal process of recoverign energy from waste”.

À tarde, a programação inicia com a experiência do Consórcio Verde Brasil Ecocitrus/Naturovos no projeto piloto de geração de biogás, apresentada por Fábio Koch. A palestra “Desafios de la sostentabilidad para la ejecución de la bioeconomia” contará com participação do pesquisador Alberto Bezama, da Helmholtz Centre for Environmental Research/UFZ/Alemanha. Para encerrar a programação, Márcio Luis Busi da Silva, da Embrapa de Santa Catarina, fala sobre “Produção de Energias Alternativas a partir de efluentes de biodigestores”.

O seminário será encerrado no dia 16 com uma visita técnica ao Consórcio Verde Brasil, em Montenegro. O evento é destinado a pesquisadores, professores e alunos de cursos de graduação e de pós-graduação, além de profissionais da área.As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo site www.univates.br/eventos.

Mais informações pelo telefone 3714-7000, ramal 5201.

Texto: Nicole Morás

Resíduos e Biomassas serão abordados em seminários internacional