Grupo de estudos da Univates debaterá questões de gênero

Postado em 28/08/2014 16h41min

Por Tuane Eggers

Neste semestre, a Univates dá início a mais um grupo de estudos, organizado pela área de Humanidades. Desta vez, o tema abordado será a questão do gênero. Os encontros serão realizados entre os meses de setembro e novembro, quinzenalmente, às segundas-feiras, das 17h às 18h30min, com início na próxima segunda-feira, dia 1º de setembro.

De acordo com o coordenador, professor Daniel Granada, o objetivo é criar um grupo de discussão sobre o tema, que seja aberto tanto a estudantes das áreas Humanas e da Saúde quanto aos demais interessados no tema. “Discutiremos de forma articulada questões de gênero e diversidade, partindo da compreensão de que os processos discriminatórios têm especificidades e relacionamentos que devem ser analisados sob a ótica dos direitos humanos, para que esses processos sejam compreendidos e desconstruídos, não sendo, assim, tolerados”, explica Granada.

Inicialmente, os debates serão conduzidos a partir de material disponibilizado pelo Ministério da Educação – “Construindo uma política de educação em gênero e diversidade” – e, a seguir, respeitando o andamento do grupo, serão trabalhados capítulos dos livros “A história da sexualidade”, de Michel Foucault, e “Gender Trouble”, de Judith Butler. Além disso, Granada conta que também serão utilizados recursos, como filmes e imagens, que possam sensibilizar os participantes e estimular o debate.

Os encontros acontecem na sala 301 do Prédio 7. A participação é gratuita e aberta a todos os interessados. Inscrições podem ser feitas pelo site www.univates.br/eventos.

Texto: Tuane Eggers

Tuane Eggers