Univates recebe crianças e adolescentes para o seminário Viva o Taquari Vivo

Postado em 04/09/2014 11h21min

Por Nathália Braga

Estudantes de Ensino Fundamental e Médio e de Educação Infantil se reuniram, nos auditórios dos Prédios 3 e 7 da Univates, para participar do VI Seminário Viva o Taquari Vivo, desenvolvido por entidades do município. O encontro ocorreu na manhã desta quinta-feira, dia 4, e contou com palestras e atividades sobre o tema, além de integrar a Semana Acadêmica do curso de Ciências Biológicas da Univates.

Cerca de 400 crianças da Educação Infantil acompanharam, no auditório do Prédio 7, a explicação da bióloga da Univates, Cátia Gonçalves, sobre a importância de destinar corretamente o lixo. “A gente encontra no rio coisas como roupas, sapatos, sofás, garrafas, pneus e até animais”, disse. Além disso, ela contou como ocorre a limpeza do rio Taquari durante as edições do Viva o Taquari Vivo e frisou o crescimento da ação nos últimos anos. “Começou com Lajeado, depois Estrela entrou na atividade e Arroio do Meio também. Estamos crescendo”, destacou.

Conforme Cátia, a quantidade de resíduos retirados do rio na última edição, ocorrida em abril, equivale a 56 crianças de 30 quilos cada uma, ou seja, um total de 1.680 quilos de lixo recolhidos pelos voluntários. Após, as crianças cantaram, receberam sorvetes e refrigerantes durante o intervalo e retornaram ao auditório para assistir a uma peça musical, além de participar de oficinas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid).

Enquanto isso, no auditório do Prédio 3, alunos de Ensino Fundamental e Médio prestigiaram palestra de integrantes da Junior Chamber International (JCI) de Lajeado sobre intervenções urbanas a favor do meio ambiente. O momento de reflexão contou com apresentação de vídeo sobre mobilizações favoráveis à sustentabilidade.

O grupo comentou sobre a iniciativa de moradores de Porto Alegre de limpar um túnel da cidade e protestar contra a poluição. Segundo eles, esses manifestantes utilizaram vassouras, água e detergente para escrever a frase “Por uma Porto Alegre limpa” em meio à sujeira.

Entre os envolvidos no VI Seminário Viva o Taquari Vivo estiveram a Unidade Parceiros Voluntários (UPV) Lajeado, a Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil) e Univates.

Texto: Nathália Braga