Professora de universidade do Pará palestra sobre Etnomatemática

Postado em 22/09/2014 08h23min

Por Nathália Braga

Acadêmicos e diplomados da Univates prestigiaram, na noite desta sexta-feira, dia 19, a palestra “Etnomatemática e Formação de Professores”, ministrada pela professora doutora em Educação Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Isabel Cristina Rodrigues de Lucena. A atividade ocorreu no auditório do Prédio 7 da Instituição e visou o incentivo à discussões sobre formação de professores da Etnomatemática.

A docente Isabel atua na Universidade Federal do Pará e esteve na Univates a convite da professora Ieda Giongo que, assim como ela, integra o Observatório da Educação da Capes. Durante a palestra, a convidada abordou questões relacionadas à formação inicial e continuada de professores, tendo como aporte teórico o campo da educação matemática denominado de etnomatemática. Conforme ela, o tema tem diversas dimensões que ampliam o entendimento da matemática. “Tem a ver com raízes de uma população e seus valores”, ressaltou.

No decorrer da palestra, Isabel relatou o funcionamento do projeto que coordena no norte do país: “Alfabetização Matemática na Amazônia Ribeirinha: condições e proposições”. Conforme a docente, a ideia é trocar experiências com pessoas do sul do país e conhecer o trabalho exercido na região acerca da Etnomatemática.

Isabel conta que, durante a estada no Vale do Taquari, visitou escolas de Teutônia, Roca Sales e Muçum para se inteirar sobre os trabalhos de professores do projeto. Em sua visão, existe uma relação colaborativa entre alunos, professores e a gestão das instituições, com espaços organizados, materiais à disposição e ideias inovadoras, em comparação com escolas do norte do Brasil. Porém, destaca que se surpreendeu negativamente com a remuneração destinada aos profissionais da área educacional e teme a desestímulo e desistência de docentes em decorrência da desvalorização salarial.

Texto: Nathália Braga