Vencedores do 1º Prêmio de Design Construmóbil Univates receberão premiação em novembro

Postado em 06/10/2014 16h57min

Por Nathália Braga

Os ganhadores do 1º Prêmio de Design Construmóbil Univates (Desmob) serão premiados no dia 8 de novembro. O tema dos trabalhos, nesta primeira edição, foi “Design de mobiliário urbano para a cidade de Lajeado”. Venceram os competidores Henrique Luis Viecelin Caumo, Pedro Rosalen Tibola, Lucas Rogério Sulzbach e Maurício Zuchetti. Além do primeiro lugar, haverá também premiação para o segundo e terceiro lugares.

Conforme a comissão julgadora, a proposta vencedora apresentou as soluções mais adequadas para as diferentes demandas de mobiliários urbanos, atendendo aos requisitos de viabilidade técnica e econômica, às questões funcionais, à estética e à capacidade de adaptar-se aos diferentes espaços públicos. Segundo consta na avaliação e parecer dos vencedores, o trabalho parte de estrutura modular pré-moldada em concreto armado e a solução permite grande versatilidade e flexibilidade de uso das peças para diferentes mobiliários e em diferentes situações, com economia de escala e redução de custos. Além disso, o material empregado apresenta resistência mecânica necessária para utilização em espaços públicos e locais sujeitos a inundações.

O design das diferentes peças apresenta unidade e coerência de linhas e formas, trazendo soluções funcionais com viabilidade técnica e executiva. As demandas pelos requisitos de mobilidade, acessibilidade, socialização e sustentabilidade também foram contempladas.

As acadêmicas Débora Bergmann, Júlia Helena Bronstrup, Letícia Chiesa Giovanella e Priscila Roehsler ficaram em segundo lugar. O projeto delas apresenta soluções minimalistas e de utilização universal, tendo na simplicidade construtiva e síntese formal a sua identidade. Dessa forma, conforme aponta o parecer, os diferentes mobiliários apresentam forte identidade visual e coerência estética entre si. Valendo-se de materiais resistentes como concreto e aço, a proposta demonstra viabilidade técnica, construtiva e econômica, contemplando também os requisitos de acessibilidade e sustentabilidade.

A proposta elaborada por Artur Pretto Junqueira, Bruna Zilio, Juliana Lucca e Lucas Richardt Medeiros conquistou a terceira colocação. O trabalho desenvolvido tem como méritos a criação de formas sofisticadas e ambiências agradáveis a partir da combinação dos diferentes mobiliários urbanos. Segundo o relatório, os mobiliários apresentam linhas ortogonais e minimalistas, gerando formas elegantes que se adaptam às diferentes situações de utilização. O detalhamento das soluções técnicas foi bastante aprofundado, mas demonstra certo grau de complexidade e dificuldade de execução, assim como o emprego dos materiais.

Saiba mais sobre o Desmob

O Desmob é um concurso de mobiliário urbano para a cidade de Lajeado, organizado em parceria com a Univates e destinado a estudantes e egressos dos cursos de Design ou Arquitetura e Urbanismo da Instituição. Puderam participar estudantes regularmente matriculados nesses cursos, orientados por professores do quadro docente dos cursos de Design ou Arquitetura e Urbanismo da Instituição ou por egressos dos mesmos cursos.

Os participantes precisaram elaborar cinco elementos de mobiliário urbano: bancos, parada de ônibus, postes de iluminação, lixeiras e bicicletário. Foi necessário contemplar duas opções de especificação, tanto para locais propensos a inundação quanto para locais isentos de inundações, sendo apresentadas em uma ou duas soluções.

Confira os vencedores:

1º lugar – trabalho 1:

- Henrique Luis Viecelin Caumo;
- Pedro Rosalen Tibola;

- Lucas Rogério Sulzbach;

- Maurício Zuchetti.

2º lugar – trabalho 3:

- Débora Bergmann;

- Júlia Helena Bronstrup;

- Letícia Chiesa Giovanella;

- Priscila Roehsler.

3º lugar – trabalho 4:

- Artur Pretto Junqueira;

- Bruna Zilio;

- Juliana Lucca;

- Lucas Richardt Medeiros.

Texto: Nathália Braga