Concursos de leituras de línguas estrangeiras premiam alunos

Postado em 09/10/2014 18h53min

Por Nathália Braga

Alunos das séries finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio de escolas da região do Vale do Taquari disputaram, na manhã desta quinta-feira, dia 9, o VII Concurso de Leitura em Língua Inglesa e I Concurso de Leitura em Língua Espanhola. A competição ocorreu no auditório do Prédio 7 da Univates, sob coordenação das docentes Isabel Körber Scapini e Laura Rodriguez Imbriaco.

A disputa de inglês, que teve como desafio a leitura de uma fábula, contou com 17 participantes. Em paralelo, 18 competidores da modalidade espanhol leram um poema. No total, 270 alunos de 13 escolas prestigiaram o evento e torceram pelos colegas. O primeiro lugar na categoria Língua Inglesa ficou com a aluna Laura Viana Mallmann, do 9º ano do Colégio Sinodal Gustavo Adolfo. A segunda colocação foi ocupada pela estudante Luiza Fontana Dexheimer, da 8ª série do Colégio Evangélico Alberto Torres (Ceat), enquanto o aluno Vicente Mallmann Grabin, do 8º ano do Ceat, ficou com o terceiro lugar.

Na modalidade Língua Espanhola, o estudante Felipe Meneghini Frehlich, da 3ª série da Escola Estadual de Ensino Médio Guararapes, conquistou a primeira colocação. Aluno da 2ª série do Ensino Médio do Colégio Sinodal Gustavo Adolfo, Felipe Henrique Scherer recebeu o troféu de segundo lugar, seguido da estudante Paola Müller, da 2ª série do Colégio Bom Jesus.

A atividade consistiu em reunir professores e alunos de graduação da área das línguas adicionais para refletirem sobre o impacto de suas práticas e instrumentalização. Além disso, os concursos servem também para conhecer novas práticas que possam ser válidas no processo de ensino, visando ao melhor nível de aprendizagem nas aulas. O concurso na área de língua espanhola é uma ação do Projeto de Extensão "Tecnologia e Letramento Literário em Línguas e Literatura", do Curso de Letras, juntamente com o Pibid, subprojeto Língua Espanhola.

Conforme Isabel, o evento busca estimular nos alunos o gosto pela aprendizagem de línguas adicionais e oportunizar o letramento por meio do estudo de textos literários. Ela destaca que entre os objetivos está despertar o interesse dos professores em aperfeiçoarem estratégias de ensino da leitura, bem como conscientizar estudantes da necessidade de aprenderem pronúncias corretas das palavras, entonação, ritmo, desinibição e expressão oral. “Agradecemos especialmente aos professores, pois são os grandes responsáveis, tanto pelo ensino da leitura quanto em motivar os alunos para participarem destes concursos na Univates e assim despertarem para a importância de se tornarem melhores aprendizes da língua adicional”, ressalta a docente.

Confira as classificações:

Vencedores do VII Concurso de Leitura em Língua Inglesa

lº lugar: Laura Viana Mallmann – 9º ano do Colégio Sinodal Gustavo Adolfo

2º lugar: Luiza Fontana Dexheimer - 8ª série do Colégio Evangélico Alberto Torres

3º lugar: Vicente Mallmann Grabin - 8º ano do Colégio Evangélico Alberto Torres

Vencedores do I Concurso de Leitura em Língua Espanhola

1º lugar: Felipe Meneghini Frehlich – 3º ano da E.E.E.M. Guararapes

2º lugar: Felipe Henrique Scherer - 2º ano do Colégio Sinodal Gustavo Adolfo

3º lugar: Paola Müller – 1º ano do colégio Bom Jesus de Arroio do Meio

Texto: Nathália Braga

Evento ocorreu no auditório do Prédio 7 da Univates e reuniu alunos e professores