Projeto social sobre luta de pessoas com deficiência é premiado

Postado em 05/11/2014 18h29min

Por Nicole Morás

Para exercitar a teoria de sala de aula e contribuir com a comunidade, as turmas de Empreendedorismo da Univates realizam projetos de cunho social ou ambiental. A iniciativa com esse viés começou há cerca de quatro anos e, como forma de incentivo, o melhor trabalho de cada semestre passa a ser premiado, como ocorreu na última segunda-feira, dia 3, quando as estudantes Amanda Schena dos Santos, Débora Rohr e Grazieli Pacheco Koppe receberam a distinção.

De acordo com o professor Sandro Nero Faleiro, cada uma das seis turmas em andamento no segundo semestre de 2014 elegeu um projeto para concorrer ao prêmio. Os seis finalistas foram avaliados por uma banca formada por três professores, que escolheu como vencedora a proposta sobre o Dia Nacional de Luta das Pessoas Deficientes, realizado na disciplina ministrada pelo professor Paulo Dalpian.

Para as acadêmicas que executaram o projeto, organizar um evento com essa temática foi gratificante. “Como a atividade deveria ser realizada em setembro, escolhemos uma data comemorativa deste mês e vimos que havia muito para ser explorado. Fizemos uma ação no Parque Professor Theonaldo Dick e percebemos como é complicado organizar uma ação, especialmente quando depende mais de uma atitude do que de receber algo em troca”, afirmaram as estudantes.

Amanda, Débora e Grazieli acrescentam que o retorno foi bastante positivo por parte das pessoas com deficiência. “Um dos participantes comentou que não há eventos que promovam a inclusão de fato. Mas, por outro lado, podemos perceber que, muitas vezes, a própria família é resistente a essas iniciativas, alegando que eles participam dessa luta todos os dias”, concluíram.

Empreendedorismo é uma das disciplinas institucionais da Univates e tem por objetivo promover ações empreendedoras, de forma a incentivar que os estudantes reflitam sobre oportunidades e busquem criar seus próprios postos de trabalho e a criar novos empregos, contribuindo com o desenvolvimento regional.

De acordo com Faleiro, esse objetivo está diretamente relacionado à missão da Instituição, tanto que a Univates está trabalhando para implantar um Núcleo de Empreendedorismo, o qual deverá realizar atividades voltadas tanto à comunidade acadêmica quanto ao público externo. As ações deverão ocorrer em uma sala temática com previsão de estar disponível durante o primeiro semestre de 2015.

Texto: Nicole Morás

Alunas receberam premiação pelo melhor projeto social de empreendedorismo

Nicole Morás

Paulo, Grazieli, Amanda, Débora e Sandro