Agenda cultural do câmpus traz novas exposições

Postado em 06/11/2014 11h48min

Por Tuane Eggers

Novas exposições podem ser conferidas, até o mês de dezembro, no câmpus da Univates. Entre elas, a mostra “Oscar revisitado: cartazes de cinema redesenhados no estilo de Saul Bass”, organizada pelo coordenador do curso de Design, Rodrigo Brod.

Orientados pelo professor, os acadêmicos da disciplina de Design para Meios Gráficos recriaram os pôsteres dos filmes indicados ao Oscar 2014, utilizando o estilo característico de Saul Bass e uma técnica de impressão também utilizada na época: a serigrafia. A mostra pode ser apreciada, até o dia 7 de dezembro, no Espaço Arte 9.

Já o Espaço Arte 8 recebe a exposição “Canteiros, flores e pedras”, do artista Fernando de Souza Mendonça, que pode ser conferida até 10 de dezembro. Com a técnica de litografias e desenhos, seu trabalho é uma representação da pedra comum, que encontramos na rua, na calçada e canteiros. As pedras que se juntam para delimitar o espaço onde nascem flores são também representadas de forma estética por meio do desenho, da litografia e da colagem, em suportes variados, como cadernetas, livros de artista e papel.

As técnicas apresentadas no Espaço Arte 7 são pintura e desenho, na mostra “Humanidades”, de Jemima Gil Fuentes. A exposição é composta por pinturas e desenhos que retratam figuras concretas, monocromáticas, que expressam as emoções por meio dos traços, como a raiva, a dor e o medo.

Até o dia 16 de dezembro, o Espaço Arte 3 conta com a exposição “Memórias do Pibid”, organizada pela coordenadora do Pibid/Univates, Cristiane Hauschild. Na mostra, são apresentados banners de trabalhos elaborados pelos acadêmicos bolsistas do Pibid/Univates.

Outros trabalhos acadêmicos também serão apresentados no período. Entre os dias 16 e 17, por exemplo, ocorre a VII Mostra de Trabalhos Acadêmicos de Nutrição – CCBS. Organizada pela coordenadora do curso de Nutrição, Fernanda Scherer, a mostra poderá ser apreciada no Espaço Arte 11. Já nos dias 19 e 20 de novembro, ocorre a Jornada Acadêmica do Curso de Biomedicina, com exposição de trabalhos elaborados por acadêmicos, no Espaço Arte 9B.

Entre os dias 21 de novembro e 14 de dezembro, o Espaço Arte 11 recebe a mostra “Arquitetura Contemporânea”, organizada pelo Escritório Modelo de Arquitetura (EMAU) e pelo professor Alex Carvalho Brino. A exposição apresenta trabalhos elaborados por alunos, com as técnicas de pranchas e maquetes.

A visitação é gratuita e aberta a todos os interessados. Detalhes podem ser conferidos com o Núcleo de Cultura e Eventos, pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5945, ou pelo e-mail nucleodecultura@univates.br.

Texto: Tuane Eggers