Eventos integram projetos e bolsistas de extensão

Postado em 07/11/2014 16h33min

Por Tuane Eggers/Nicole Morás

A área da extensão da Univates foi recheada de atividades nesta sexta-feira, dia 7. No turno da manhã, foi realizado o I Encontro de Alunos Extensionistas. Já no turno da tarde, ocorreu o VIII Salão de Extensão. O objetivo foi compartilhar experiências e divulgar resultados e ações decorrentes das práticas extensionistas realizadas na Univates e demais Instituições de Ensino Superior.

Após a fala de abertura da pró-reitora interina de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação, Maria Madalena Dullius, a professora Merlin Diemer contou sua trajetória no ambiente acadêmico e falou sobre a importância de ser bolsista de extensão. “Quando comecei a trabalhar aqui na Univates, a estrada ainda era de chão batido. Acompanhar o crescimento da Instituição gerou um sentimento de pertencimento”, ressaltou.

Em seguida, foi realizado um momento de relato de professores da Instituição que já atuaram como bolsistas. Os docentes Adriana Magedanz, João Tassinary e Sabrina Lücke contaram suas experiências desde estudantes até se tornarem professores, falando sobre o que motivou essa escolha.

O evento também contou com dois grupos de conversas, com o objetivo de trocar experiências entre os bolsistas de extensão. As atividades foram coordenadas pelos professores Alessandra Brod e Derli Neuenfeldt, do curso de Educação Física. Após, os grupos retornaram ao auditório para socializar as discussões com todos os participantes. A atividade foi encerrada com apresentação de um vídeo com falas dos coordenadores para homenagear os bolsistas.

VIII Salão de Extensão

A oitava edição do Salão de Extensão da Univates teve 55 trabalhos inscritos, de universidades do Rio Grande do Sul (RS) e de Santa Catarina (SC). Entre as instituições catarinenses, o Centro Universitário de Brusque (Unifebe) participou do evento. De acordo com Claudemir Marcolla, o objetivo foi conhecer a realidade e diferentes projetos que possam ser aproveitados na Unifebe. “É a primeira vez que viemos à Univates e vimos que os acadêmicos são bastante empenhados com os projetos de extensão. Como queremos fomentar essa área na nossa instituição, vamos levar a experiência deste evento para o nosso planejamento”, afirmou.

O VIII Salão de Extensão busca proporcionar a troca de conhecimentos e de experiências entre bolsistas, extensionistas e orientadores. Em breve, os anais do evento estarão disponíveis na página da Editora Univates – www.univates.br/editora.

Texto: Tuane Eggers/Nicole Morás