Trabalhos da Univates são premiados em Seminário de Iniciação Científica

Postado em 07/11/2014 17h34min

Por Tuane Eggers

Quatro trabalhos desenvolvidos por estudantes e professores da Univates foram destaques do XX Seminário de Iniciação Científica da Unisc, realizado entre os dias 20 e 24 de outubro. As pesquisas reconhecidas são das áreas de Ciências Sociais e de Ciências Exatas, da Terra e Engenharias.

Foram considerados destaque os nove melhores trabalhos de Iniciação Científica de cada área. Na área de Ciências Sociais, o trabalho destaque da Univates foi o intitulado “A representação dos conceitos históricos da comunidade: fundamentação para uma análise do contexto rural”, do estudante Artur Lazzari e das professoras Jane Márcia Mazzaino e Luciana Turatti.

Já na área de Ciências Exatas, foram reconhecidos os seguintes trabalhos da Instituição: “Hidrocarbonetos policíclicos aromáticos em salame colonial defumado produzido no Vale do Taquari/RS”, de Ana Paula Mörschbächer, Magno Zandonotto, Eduardo Rodrigo Ramos de Santana e Eniz Conceição Oliveira; “Avaliação do fator de bioacumulação de CD em minhocas no processo de vermicompostagem”, de Rosecler Ribeiro, Maira Cristina Martini, Simone Stülp, Wagner Manica Carlesso, Eduardo Miranda Ethur e Lucélia Hoehne; e “Avaliação do teor de antocianinas em morangos cultivados no sistema convencional em solo”, de Bárbara Weber, Cristiane Inês Musa, Claucia Fernanda Volken de Souza e Eniz Conceição Oliveira.

Menção Honrosa

Uma bolsista da área de Tecnologia também foi destaque em um evento de pesquisa. A estudante Silvilene Hinchinck, do curso de Engenharia Química, recebeu Menção Honrosa no II SIC da Faculdade Senai de Tecnologia, realizado no dia 4 de novembro, em Porto Alegre. O trabalho reconhecido foi a pesquisa  "Controle da eficiência do sistema de tratamento de efluentes de um frigorífico de suíno da região do Vale do Taquari", orientada pelo professor Eduardo Rodrigo Ramos de Santana e coorientada pela professora Eniz Conceição Oliveira.

Intercambista atinge pontuação máxima

O intercambista colombiano e bolsista do grupo de pesquisa "Currículo, espaço e movimento" da Univates, José Alberto Romaña Dias, também foi reconhecido em um evento de iniciação científica. O estudante de Psicologia recebeu o Troféu Destaque no 15º Salão de Iniciação Científica da PUCRS, realizado no mês de outubro. O grupo de pesquisa é coordenado pela professora Angélica Vier Munhoz e conta com o apoio do CNPq.

Texto: Tuane Eggers

Tuane Eggers

O intercambista colombiano José Alberto Romaña Dias recebeu o Troféu Destaque no 15º SIC da PUCRS