7ª Mostra de Dança Univates movimenta Teatro do Centro Cultural

Postado em 10/11/2014 10h38min

Por Nathália Braga

Apresentações infantis e juvenis marcaram a 7ª Mostra de Dança Univates. A atividade, realizada na última sexta-feira, dia 7, no Teatro da Univates, reuniu bailarinos, coreógrafos, familiares e apreciadores da arte. O encerramento foi marcado por uma apresentação de dança contemporânea, obra do bailarino escocês Mark Sieczkarek.

À tarde, na abertura do evento, integrantes da Escola de Dança Alessandra Espíndola apresentaram nove coreografias, que variaram do ritmo ballet ao hip hop. Após, crianças e adolescentes de escolas e grupos de dança da região também realizaram performances musicais. Ao todo, foram 24 coreografias.

Durante a segunda parte da mostra ocorreram as 29 apresentações da categoria juvenil/adulto, que seguiram até a noite. A mostra busca incentivar a produção artística na área de dança nos Vales do Taquari e Rio Pardo, além de promover a integração com a comunidade em geral.

Para encerrar o evento, a Porto Alegre Cia de Dança apresentou a dança “Eu estive aqui”, dança coreografada por Mark Sieczkarek, reconhecida tanto no Brasil quanto no exterior. A coreografia estreou em 2010 em Wuppertal, na Alemanha. A apresentação é composta por 50 minutos embalados por Cordel do Fogo Encantado, Caetano Veloso e Naná Vasconcelos. O palco, decorado com painéis translúcidos, sugeria um mergulho sensorial, induzido pelas trocas de luz.
“Eu estive aqui” é a segunda coreografia feita por Sieczkarek para a companhia gaúcha. Na apresentação, o coreógrafo resgata componentes do ballet com deslocamentos simétricos e precisos, incluindo signos universais que lembram o folclore brasileiro e a dança oriental. Além da coreografia, o escocês assina a concepção do figurino e a produção do cenário pintado à mão.
Os professores e coreógrafos participantes do evento receberão certificados de participação. Detalhes podem ser obtidos com o Núcleo de Cultura e Eventos da Univates, pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5945, ou pelo e-mail nucleodecultura@univates.br.

Texto: Nathália Braga