Seminário de saúde ensina conduta em situações de emergência

Postado em 12/11/2014 11h17min

Por Nathália Braga

Profissionais e estudantes da área da saúde, bem como a comunidade em geral, acompanham o seminário “Integração e capacitação dos serviços de saúde do Vale do Taquari: ênfase nos serviços de atendimento pré-hospitalar fixo e móvel”.

O evento, promovido pelo Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) da Univates, pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), pela Secretaria de Saúde de Lajeado e pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Taquari (Consisa), iniciou na manhã desta quarta-feira, dia 12, e segue até o fim do dia, no auditório do Prédio 11 da Instituição.

Conforme a coordenadora do curso de Enfermagem da Univates, Arlete Eli Kunz da Costa, o evento busca informar os presentes sobre como agir em situações de urgência. “É uma capacitação para casos emergenciais na ocorrência de atendimento pré-hospitalar”, destaca. O evento conta com cerca de 200 inscritos nas palestras e demais atividades.

O professor da Univates e secretário municipal da saúde de Lajeado, Glademir Schwingel, ressalta a necessidade de qualificação do trabalho de atendimento, bem como a ampliação do serviço do Samu. Ele relembra que, com a instalação da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), os atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde foram reorganizadas. “Precisamos estar sempre preparados para o pior”, frisa.

A atividade visa integrar os serviços de saúde e serviços de apoio das Regiões de Saúde 29 - 30 ao Samu RS, além de qualificar a Rede de Urgência e Emergência nos atendimentos em relação ao conhecimento técnico.

Participantes que desejarem obter o certificado de participação podem imprimi-lo pelo site www.univates.br/eventos, de forma gratuita. O documento estará disponível a partir de sete dias da realização do evento. Mais informações podem ser conferidas pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5512.

Ministrante

13h15min às 14h15min