Representantes do Comung realizam viagem para a Europa

Postado em 13/11/2014 09h51min

Por -

O MBA em Gestão de Instituições de Ensino Superior, promovido pelo Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung) e coordenado pela UCS, está realizando, de 8 a 19 de novembro, o módulo internacional do curso. E a Univates está presente, sendo representada pelo reitor e presidente do Comung, Ney José Lazzari, pela pró-reitora de Ensino, Luciana Fernandes, e pela pró-reitora interina de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação, Maria Madalena Dullius, ambas alunas do MBA.

Com o objetivo de subsidiar e ampliar os conceitos e conhecimentos frente aos novos desafios no processo de gestão universitária, o grupo busca nas instituições europeias exemplos de sustentabilidade dos projetos e dos programas; estratégias para o desenvolvimento da pesquisa, inovação e transferência de tecnologia; articulação da gestão do ensino, da pesquisa, da extensão e da cooperação internacional; redes de cooperação internacional no ensino, na pesquisa e na inovação e seus efeitos nas IES, além de analisar o case de cada instituição dentro de suas peculiaridades.

A primeira instituição visitada foi a Universidad de Deusto, em Bilbao, Espanha, no dia 10. Representantes da Universidade apresentaram ao grupo o modelo utilizado na formação pedagógica, a aplicação dos programas docentes e guias de aprendizagem. Além disso, o grupo teve acesso às linhas de investigação relacionadas com a metodologias docentes.

No dia 11, o destino foi a Universidade de Mondragon, também na Espanha. Lá os participantes puderam conhecer o Centro de Investigação em Gestão, visualizando os programas de economia social e cooperativismo realizados pela Mondragon. A Universidade também compartilhou sem modelo de investigação orientado para a transferência de tecnologia.

Nesta quinta-feira, dia 13, os gaúchos conhecem o case da Universidade Miguel Hernández (UMH), que apresentará os resultados na gestão da qualidade realizados na UMH. Ainda na Espanha, o grupo visita a Universidade de Alicante. No dia 17, partem para a Inglaterra, onde conhecerão os modelos pedagógicos e de gestão das universidades de Warwick/Coventry e Middlesex.

O curso tem a participação de 30 gestores de instituições de Ensino Superior que integram o Comung: Feevale, PUCRS, UCPel, UCS, Unicruz, Unifra, Unijuí, Unilasalle, Unisc, Univates, UPF, Urcamp e URI. O MBA, que tem como principal finalidade oportunizar um programa permanente de qualificação e de capacitação na área de gestão universitária para as lideranças e gestores das instituições comunitárias gaúchas, está em sua segunda edição. A primeira edição promoveu o intercâmbio para a Finlândia, viagem que trouxe diversas parcerias para as ICEs.

Fonte: Media Press