Representantes de nove instituições de ensino reúnem-se para discutir Tecnologia da Informação

Postado em 14/11/2014 14h38min

Por Tuane Eggers

Com o objetivo de compartilhar experiências da área de Tecnologia da Informação (TI), representantes de nove instituições de Ensino Superior participaram, nesta sexta-feira, dia 14, de mais um encontro do Fórum de Gestores de Tecnologia da Informação e Comunicação – ForTI, na Univates. O evento, pioneiro no país entre instituições de Ensino Superior, foi realizado na Univates, em Lajeado.

Na parte da manhã, foram apresentados cases de duas instituições. No primeiro momento, o coordenador de redes e servidores da Univates, Tiago Giovanaz, falou sobre a implantação do Internet Protocol version 6 (IPv 6), uma nova abordagem de endereçamento de computadores na rede. Em seguida, um representante da Unisinos apresentou um case sobre segurança da informação.

No turno da tarde, os participantes foram divididos em três grupos: gestores, suporte e infraestrutura, e sistemas de informação. Além da Univates e da Unisinos, participaram também as instituições Feevale, Faccat, IPA, PUCRS, UCS, Uniritter e Unisc.

De acordo com o presidente do grupo e responsável pela área de TI da Feevale, Carlos Schwartzhaupt, o principal ponto é a troca de experiências entre as universidades, sendo a maioria componentes do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung). “Nestes encontros, discutimos, de forma geral, as novas tecnologias, mas também compartilhamos as dificuldades que encontramos em nossas instituições. Essa união já gerou um grande acordo com um contrato de licenciamento de um software”, ressalta.

Desde o ano passado, está sendo organizado o Seminário do ForTI, com duração de dois dias. A segunda edição do evento será realizada em maio de 2015, em São Leopoldo, próximo ao câmpus da Unisinos.

Texto: Tuane Eggers