Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Univates tem projeto aprovado pela Capes na área de ensino

Postado em 20/01/2015 11h06min

Por Tuane Eggers

Na última semana, a Univates teve um projeto aprovado pelo Programa de Apoio à Formação de Profissionais no Campo das Competências Socioemocionais, no valor de aproximadamente R$ 1.700.000,00. Realizado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) em parceria com o Instituto Ayrton Senna, o edital contemplou apenas dez projetos em todo o país, ficando a proposta da Univates em terceiro lugar.

No Estado do Rio Grande do Sul, a Univates e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) foram as únicas instituições com projetos contemplados. O objetivo do edital foi selecionar propostas em rede de pesquisa e inovação que permitam a criação de estratégias para o desenvolvimento de competências socioemocionais aliadas à formação de profissionais do magistério e a melhoria da educação básica na rede pública. Nesse sentido, o projeto da Univates foi desenvolvido em parceria com a Unilasalle, de Canoas.

Intitulado “Formação de professores e desenvolvimento de competências socioemocionais: a pesquisa-ação colaborativa como elemento de qualificação pessoal-profissional dos acadêmicos participantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid)”, o projeto da Univates é coordenado pela pesquisadora doutora Maria Madalena Dullius.

Aos projetos aprovados, está previsto o financiamento de despesas de custeio no valor de até R$ 100 mil por ano, além de bolsas em diversas modalidades. Com duração de três anos, o recurso captado pela Univates envolve 18 bolsas de graduação, 18 bolsas para professores da Educação Básica, seis bolsas de mestrado e duas de doutorado.

“O objetivo é analisar o impacto das competências socioemocionais na ação pedagógica dos acadêmicos participantes do Pibid e de que forma a pesquisa-ação colaborativa pode contribuir para o desenvolvimento dessas competências e a qualificação pessoal-profissional desses futuros professores”, explica a professora Maria Madalena.

De acordo com ela, a aprovação representa um reconhecimento pelo trabalho de pesquisa que vem sendo desenvolvido na Instituição, já que está entre as dez propostas aprovadas em todo o país. “Por fim, também destaco a importância de estarmos participando de discussões sobre a criação de estratégias para o desenvolvimento de competências socioemocionais no processo de formação de professores visando à melhoria da Educação Básica na rede pública”, completa Maria Madalena.

 

Texto: Tuane Eggers

Pesquisa analisará impacto das competências socioemocionais na ação pedagógica dos acadêmicos participantes do Pibid

Tuane Eggers

Notícias Relacionadas