Na última semana, alunos da Univates realizam atividades na zona rural

Postado em 29/01/2015 10h28min

Por Tiago Segabinazzi

Após trabalhar na sede de Cajapió, no Maranhão, na segunda semana da Operação Jenipapo do Projeto Rondon 2015, os estudantes da Univates visitam o interior do município para realizar suas atividades. O objetivo é formar agentes que possam multiplicar o conhecimento com outras pessoas de sua comunidade.

Na última quarta feira, dia 28, no povoado de Picadas, foi realizada capacitação em elaboração e gerenciamento de projetos para 18 líderes de comunidades quilombolas do município. Já na localidade de Boa Esperança, houve ensino de xadrez para crianças e adolescentes e oficina de fabricação de sabão, além da roda de conversa sobre o cuidado com alimentos e agrotóxicos, após exibição de filme sobre o tema.

A visita aos povoados permitiu constatar que as famílias obtêm sua renda com a agricultura e a extração vegetal. A partir disso, foram realizados seminários que pudessem auxiliar no desenvolvimento das atividades, como empreendedorismo, compostagem, manejo do solo e uso de cisternas.

São oferecidas mais de 30 oficinas diferentes aos moradores do local. Na quinta e na sexta-feira, os rondonistas irão para as comunidades de Iraque e Pedreiras. No domingo, dia 1º de fevereiro, o grupo retorna para a base militar de São Luís, onde haverá o encerramento do Projeto Rondon 2015.

Texto: Tiago Segabinazzi

Estudantes desenvolveram atividades na área rural de Cajapió, no Maranhão