Manual da Univates para trabalhos acadêmicos está disponível em nova edição

Postado em 11/02/2015 08h15min

Por -

A 3ª edição do “Manual da Univates para trabalhos acadêmicos”, elaborado pela docente Beatris Francisca Chemin, já está disponível em www.univates.br, em links relacionados à Biblioteca, Editora, Universo Univates e outros.

A atual edição do manual contempla a atualização de Normas Brasileiras da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), além de trazer aperfeiçoamentos na redação de tópicos e mais exemplos de referências digitais, em decorrência da internet ser uma fonte significativa para leituras e pesquisas. A publicação visa a auxiliar estudantes e professores da Univates a planejar, elaborar e apresentar trabalhos acadêmicos conforme a ABNT.

Em breve também em versão impressa, o manual está dividido em nove capítulos, semelhante à edição anterior, a qual ainda poderá ser utilizada pelos estudantes. Ao final do guia, há apêndices e anexos com exemplos práticos de trabalhos acadêmicos.

Conheça a divisão por capítulos:

- 1º capítulo: refere à estrutura de trabalhos acadêmicos mais simples e regulares de aula, como resenhas, resumos, artigos acadêmicos, sendo que as noções são acompanhadas de exemplos adaptados à situação exposta;

- 2º capítulo: trata dos projetos de pesquisa;

- 3º capítulo: descreve os tipos de trabalhos de final de curso, como monografia, relatório, artigo, plano de negócio, dissertação, tese;

- 4º capítulo: apresenta a estrutura de trabalhos acadêmicos de final de curso, detalhando cada um dos elementos da parte pré-textual, textual e pós-textual;

- 5º capítulo: trata da elaboração de artigos científicos conforme normas da ABNT;

- 6º capítulo: destaca a normalização de trabalhos acadêmicos;

- 7º capítulo: apresenta as normas das citações, detalhando os sistemas de chamada autor-data e numérico;

- 8º capítulo: apresenta as normas das referências baseadas na ABNT que identificam as fontes/obras utilizadas nos trabalhos acadêmicos;

- 9º capítulo: traz sugestões sobre a orientação e a defesa de trabalhos em banca, além de recomendações de como fazer a preparação para a defesa.