Univates recebe estudantes com intervenções artísticas

Postado em 20/02/2015 09h04min

Por Nathália Lauxen

O ano letivo na Univates iniciou com atrações artísticas, musicais e acolhida aos “bixos” dos cursos técnicos, além da calorosa recepção aos veteranos. Ornamentação com luminárias dispostas entre os prédios 9 e 11, músicos e um desenho especial feito com grafite pelo acadêmico de Design Guilherme Zagonel atraíram os olhares de quem circulou pelo câmpus na noite da quinta-feira, dia 19.

Com o auditório do Prédio 7 lotado, a diretora do Centro de Educação Profissional (Cep), Edí Fassini, recebeu os novos alunos dos cursos técnicos. Ela repassou comunicados importantes sobre o funcionamento da didática e desejou boas-vindas aos novos estudantes. “Vocês fizeram uma excelente escolha”, parabenizou. Edí também se referiu à campanha desenvolvida pela Univates, a qual busca despertar interesse nos alunos. “Temos o lema 'explorar', e esse é o objetivo e perfil profissional que as empresas buscam hoje no mercado”, encorajou.

A garibaldense Renata Dallacosta, 17 anos, afirmou sentir-se ansiosa ao iniciar os estudos no curso técnico de Manutenção Automotiva. A vontade de aprender sobre mecânica e a Feira de Cursos da Univates a motivaram a estudar na Instituição. Enquanto Renata inicia e se prepara para seguir a vida acadêmica, a lajeadense e estudante de Design de Moda Bruna Baldissera, 23, está prestes a concluir o curso. Este será seu último ano de estudos na graduação. “Espero que a Univates continue investindo nos alunos”, ressalta.

Em frente ao Prédio 2, um painel branco foi tomando forma e cores a partir do talento de Zagonel. Do turno da tarde até a noite, o estudante desenhou e coloriu no formato grafite a palavra “Explore”. Conforme ele, o interesse pela arte sempre existiu, mas se fortaleceu aos 13 anos, época em que frequentou aulas de pintura em tela. Com o passar do tempo, começou a pintar paredes e, após, o uniu o apreço pela pintura à prática de skate, resultando no grafite. Devido ao estilo livre, Zagonel recebeu o convite da Univates como um desafio. O fruto da imaginação e dedicação se transformou em incontáveis parabenizações de amigos e expressões de admiração dos estudantes.

Em pontos estratégicos, como entre os prédios 7 e 8, músicos cantaram e tocaram instrumentos para receber e animar a comunidade acadêmica. Para auxiliar na localização no câmpus, volantes identificados com camisetas da Univates estavam espalhados por diversos pontos da Instituição. A programação de volta às aulas, intitulada “Primeiro Encontro”, segue até 4 de março, a fim de envolver os mais de dez mil alunos dos cursos de graduação, técnicos e sequencial.

Texto: Nathália Lauxen

Arte em grafiti feita pelo acadêmico de Design Guilherme Zagonel

Arte em grafiti feita pelo acadêmico de Design Guilherme Zagonel

Coordenadora do CEP, Edí Fassini, deu as boas-vindas aos novos alunos