Rádio Univates 95.1 comemora nove anos

Postado em 23/02/2015 15h57min

Por Nicole Morás

Criada com o compromisso de gerar e difundir conhecimento para o Vale do Taquari e demais regiões, a Rádio Univates 95.1 FM completa nove anos nesta segunda-feira, dia 23, cada vez mais além de suas fronteiras iniciais. Impulsionada por novas tecnologias, a emissora abrange cerca de 50 municípios na região e chega a outros tantos ouvintes ao redor do mundo por meio do site www.univates.br/radio e pelos aplicativos para dispositivos móveis.

De acordo com o coordenador da emissora, Marcelo Petter, o número de ouvintes cresce a cada dia. “Eles são nosso maior presente nesses nove anos de Rádio, pois os ouvintes entendem a nossa proposta, nos dão respaldo para tocarmos o que tocamos e constroem junto com a gente”, afirma.

Além de programação musical eclética e alternativa, a Rádio Univates se configura como espaço para aprimoramento e experimentação profissional de alunos, principalmente aos graduandos em Comunicação Social. A jornalista Morgana Schuh, por exemplo, foi voluntária e estagiária da Rádio por dois anos. “Apresentava o programa Estação pela manhã e à tarde. Posso dizer que ingressei no mercado de trabalho do jornalismo por meio da Rádio”, afirma.

Ela acrescenta que o interessante da experiência é poder aplicar a teoria aprendida em sala de aula. “Com uma rádio na universidade, temos a oportunidade de aperfeiçoar nossas habilidades e praticar desde a apresentação de programas a reportagens e coberturas de eventos”, acrescenta. Morando atualmente em Porto Alegre, Morgana segue acompanhando a programação. “Posso dizer que tenho muita saudade da época em que trabalhei ali”, finaliza.

Novidades na programação
Entre as novidades, estreou recentemente o programa Jam Session, no qual a professora  Rosane Cardoso apresenta o melhor do jazz aos domingos, às 23h. O programa tem reprise sempre às terças-feiras, a partir das 22h30min.

Já aos domingos, a Rádio Univates transmite o programa Sul em Cima, apresentado pelo músico Kleiton Ramil, sobre a cultura da música sulista da América Latina. Os programas Lumière, Underground e 95 & Blues, que já integravam a programação da emissora, iniciam nova temporada.

Texto: Nicole Morás

Morgana iniciou carreira profissional em jornalismo na Rádio Univates