Representante da Univates participa do Diretório Nacional do Forpibid

Postado em 05/03/2015 09h56min

Por Nicole Morás

Eleita para representar os coordenadores da região Sul no Fórum dos Coordenadores Institucionais do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Forpibid) , a professora da Univates Cristiane Hauschild participou, na última semana, em Brasília, da primeira reunião do Diretório Nacional do Forpibid para definir o plano de ações de 2015.

De acordo com Cristiane, um dos objetivos do Forpibid é fazer a interlocução entre os coordenadores institucionais do Pibid com a Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e com as secretarias municipais e estaduais de educação. “O primeiro evento foi de trabalho intenso, definindo o plano de ações. Nele destacam-se, para 2015, encontros regionais do Pibid e, para 2016, o Encontro Nacional, que deve ocorrer na região Sul”, afirma.

Cristiane explica que o Forpibid foi criado em dezembro de 2014, durante o Encontro Nacional do Pibid, realizado em Natal. “Na ocasião, foi aprovado o regimento interno do fórum e elaborada a Carta de Natal, com o objetivo de salientar a importância de programas para incentivo e qualificação da formação de professores, em especial o Pibid”. Mais informações podem ser acessadas aqui.

O Pibid
O programa envolve, hoje, 90.254 bolsistas de iniciação à docência, de supervisão e de coordenação, em 284 instituições de educação superior, com 313 projetos em 5.898 escolas da Educação Básica, localizadas no campo, em terras indígenas, nos quilombos e nas pequenas e grandes cidades.

Texto: Nicole Morás