Workshop propõe reflexão sobre preconceitos

Postado em 05/03/2015 17h58min

Por Nathália Lauxen

Discussões e troca de experiências contemplaram o workshop “Refletindo sobre preconceitos raciais, de gênero e ligados à sexualidade”, realizado nesta quinta-feira, dia 5 de março, e ministrado em língua inglesa pelo doutorando em Educação, pelo Institute of Education, de Londres, Dominik Jackson-Cole. A atividade atraiu professores e estudantes dos cursos de Direito, História, Letras e Relações Internacionais da Univates, no Prédio 3.

Após desejar as boas-vindas a Jackson-Cole, o reitor da Univates, Ney José Lazzari, destacou a importância da presença do doutorando na Instituição. “Queremos aproximar e aprofundar as relações com o Institute of Education para que nossos alunos possam estudar mestrado e doutorando em Londres”, ressaltou.

Jackson-Cole esteve na Univates a convite do professor Gabriel Goldmeier. Eles se conheceram durante as aulas de doutorado no Institute of Education. Ao iniciar as atividades, Jackson-Cole questionou aos alunos sobre suas expectativas quanto ao evento, e escreveu as respostas no quadro: argumentos, discussão, questões sociais e Teoria Queer. Quanto à expectativa do ministrante, ele destacou “responder aos questionamentos” feitos pelos presentes.

O modelo de workshop adotado pelo estrangeiro reuniu pequenos grupos de debate. Uma das atividades consistiu em apontar questões ligadas às maiores dificuldades enfrentadas por minorias no acesso ao Ensino Superior. Após escrevê-las em pedaços de papel, houve reflexão e debate acerca das temáticas.

Texto: Nathália Lauxen

A atividade atraiu docentes e alunos dos cursos de Direito, História e Relações Internacionais no Prédio 3