Baja/Univates recebe prêmio de Melhor Equipe Novata em etapa nacional

Postado em 11/03/2015 14h38min

Por Tuane Eggers

O veículo off-road construído por estudantes da Univates por meio do projeto de extensão Baja participou, entre os dias 5 e 8 de março, da Etapa Nacional, promovida pela Sociedade de Engenheiros da Mobilidade – SAE Brasil. Esta é a primeira vez que o projeto participa da competição em nível nacional e o resultado foi excelente: os envolvidos receberam o prêmio de Melhor Equipe Novata, destinada à equipe novata de destaque. A colocação final será divulgada em breve.

No mês de novembro, o grupo já havia sido agraciado com o prêmio Destaque Evolução, voltado para a equipe que mais evoluiu no período de um ano, na Etapa Sul Brasileira, no município de Gravataí. O evento nacional ocorreu no município de Piracicaba, em São Paulo, no Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo (ECPA), com 76 universidades inscritas.

De acordo com o coordenador do projeto na Univates, professor Guilherme Cortelini, o título foi recebido em função do destaque que o veículo apresentou na competição. “Durante o evento, os juízes nos disseram que o carro deste ano já competia em nível de igualdade, em alguns quesitos, com projetos de outras equipes que participam há vários anos, pois uma das etapas é a prova de segurança, na qual poucas equipes (cerca de dez) não precisaram refazer nada no veículo”, ressalta.

Segundo o professor, enquanto o carro desenvolvido pela Univates passou na primeira tentativa, a equipe do box ao lado teve a necessidade de realizar cerca de 29 melhorias para prosseguir na competição. “Isso demonstra o comprometimento da nossa equipe, o conhecimento e a capacidade de saber fazer”, salienta Cortelini.

O professor acredita que o estudante que participa da atividade tem a chance de se desenvolver e adquirir experiência, com a possibilidade de aplicar na prática os conhecimentos obtidos em sala de aula. Além disso, Cortelini explica que os juízes da competição, que são engenheiros da indústria automotiva nacional, buscam trazer para o evento a realidade do cotidiano da indústria. “Cada um dos subsistemas do veículo, como suspensão, direção, transmissão, entre outros, deve ser projetado e apresentado para a diretoria técnica da empresa – que são os juízes –, além de ser fabricado e testado em condições críticas de uso”, finaliza.

Entre os dias 16 e 30 de março, o veículo estará exposto no Centro de Convivência da Univates – Prédio 9 para apreciação. Todos os estudantes de graduação da Univates (independente do curso) são convidados a participar do projeto. As reuniões ocorrem aos sábados pela manhã, no Prédio 17. Mais detalhes estão disponíveis no site www.univates.br/graduacao/engenharia-mecanica/projeto-baja. Contatos podem ser feitos pelos e-mails guilherme.rosa@univates.br e chlagemann@univates.br.

Saiba mais sobre a competição

O projeto Baja SAE Brasil – com patrocínio da Petrobras e Univates – é uma competição entre Instituições de Ensino Superior de âmbito mundial e que desafia os estudantes de engenharia a projetar, construir e testar um veículo off-road visando à aplicação prática dos conhecimentos adquiridos em sala de aula.

O Baja SAE foi criado na Universidade da Carolina do Sul, Estados Unidos, e durante sua realização, os professores orientadores devem auxiliar os alunos por meio das teorias aplicadas ao projeto, porém não devem envolver-se diretamente com o desenvolvimento do veículo.

Texto: Tuane Eggers