Metodologias ativas de aprendizagem são tema de encontro para professores

Postado em 13/03/2015 16h38min

Por Tuane Eggers

O uso de metodologias ativas é uma tendência cada vez maior no Ensino Superior. Com o objetivo de discutir e refletir sobre o assunto, a Univates realizou, na tarde desta sexta-feira, dia 13, a oficina “Metodologias ativas de aprendizagem: elaboração de situações-problema”, ministrada pela professora doutora Aline Aquilante Guerra, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), de São Paulo.

A ministrante possui experiência na área e atua em cursos que já implementaram a nova metodologia. Inclusive, no último ano, participou do curso de Metodologias Ativas desenvolvido na Univates, o Ativates. A atividade foi proposta pelo Projeto Qualifica Univates, do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). Contou com a presença de professores desse centro e do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (Cetec).

Durante o evento, foi problematizado o uso de situações-problema nos processos de aprendizagem, discutidos os elementos que compõem a elaboração dessas situações e experienciada a elaboração de uma situação-problema. No início da atividade, Aline solicitou aos participantes que se apresentassem e comentassem sobre suas experiências com metodologias ativas.

A ministrante comentou que um dos critérios para a criação de uma situação-problema é que ela seja desenvolvida no âmbito da interdisciplinaridade. Além disso, Aline falou sobre a importância de utilizar histórias reais ou muito próximas da realidade para que a situação-problema tenha mais eficiência para a aprendizagem. “Um dado fundamental é tentar introduzir a realidade. E como ela é complexa em todas as áreas, a situação-problema também deve ser complexa”, ressaltou.

Aline também abordou as problemáticas que podem ser apresentadas durante as aulas. De acordo com ela, os problemas do cotidiano, por serem mais complexos, não contam com apenas uma resposta. Por isso, a alternativa seriam os problemas semiestruturados ou desestruturados. “Os problemas que têm somente uma resposta não são tão potentes para a aprendizagem significativa dos alunos, porque eles estão muito distantes do real”, destacou a professora.

Durante sua fala, Aline motivou os professores participantes a relatarem suas experiências em sala de aula e falou sobre a importância de abordar o contexto da situação, que pode ser social ou econômico, e é fundamental na elaboração de uma situação-problema. A professora comentou, ainda, sobre a relevância de relacionar as áreas e analisar o tema sob diferentes perspectivas. Uma estratégia proposta por Aline foi trabalhar com vinhetas, ou seja, apresentar as histórias de maneira fracionada, em diferentes momentos.

Saiba mais sobre o Projeto Qualifica

Desde o segundo semestre de 2014, o Projeto Qualifica busca discutir, em encontros sistemáticos, as mudanças nas formas de ensinar, permitindo momentos de encontro e reflexão sobre o uso das metodologias ativas em sala de aula. Já as oficinas propostas pelo projeto têm o objetivo de ampliar a participação para os docentes que não integram os encontros e compõem os demais Centros da Univates.

A atividade é coordenada pelas professoras Lydia Koetz e Olinda Saldanha, e a previsão é que prossiga até o próximo mês de julho.

Texto: Tuane Eggers