Diálogos na Contemporaneidade também terá espaço para arte e cultura

Postado em 10/09/2015 11h13min

Por Nicole Morás

O IV Simpósio Internacional Diálogos na Contemporaneidade ocorre, na Univates, a partir da próxima segunda-feira, dia 14. Com o tema Tecnociência, Humanismo e Sociedade, a programação contará com apresentações de trabalhos científicos nos grupos de trabalhos e palestras de renomados professores e pesquisadores da área. Além disso, o evento será integrado às semanas acadêmicas dos cursos do Centro de Ciências Humanas e Sociais, que recebem inscrições dos interessados em participar.

O seminário também terá diversos momentos artísticos e culturais. Na terça-feira, dia 15, às 19h10min, no Teatro do Centro Cultural, haverá apresentação do espetáculo “As únicas coisas eternas são as nuvens”, da Companhia de Dança Porto Alegre. Já na quarta-feira, dia 16, na área externa do Centro Cultural, haverá esquetes do Grupo de Teatro Saca-Rolhas e projeção de materiais audiovisuais com o tema “Corpo e Arte”, a partir das 18h30min. No mesmo dia, na conferência de abertura do Simpósio, o Grupo de Choro da Universidade de Passo Fundo se apresenta antes da fala da livre-docente Lúcia Santaella.

Na quinta-feira, dia 17, haverá lançamento de obras literárias, das 17h às 19h, no hall da Biblioteca; além de nova edição de projeções de materiais audiovisuais nas paredes externas do Teatro, das 18h30min às 19h30min, com foco no homem e tecnologia, assim como ocorre na sexta-feira, dia 18, com a temática “Ciência e Fluidez”.

Detalhes podem ser conferidos pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5450, pelo e-mail dialogos@univates.br ou no site www.univates.br/dialogos.

Lançamento de Livros
Um click na leitura: objetos virtuais de compreensão textual.
Kári Lúcia Forneck, Juliana Thiesen Fuchs, Maria Elisabete Bersch, Maila Camila Bender Costa, Manuela Teixeira da Silva e Marcela Fischer

Voz, memória e literatura: narrativas sobre a violência na América Latina.
Rosane Maria Cardoso. Editora Appris.

Coleção Mundo Fantástico. Lisboa/Portugal: Chiado.
BASSI, Guto. Haram - Montes Marlic. Tânia Micheline Miorando. Editora, 2014.
Horário: 18 h30min

Educação e intercultura: Descolonização dos saberes.
Valdo Barcelos e Sandra Maders.  Santa Cruz do Sul: Edunisc, 2015.

Redes Imaginárias e processos formativos: olhares ressignificados.
Valeska Fortes de Oliveira.  Curitiba, PR: CRV, 2014.

Diferença e inclusão na escola.
Morgana Domênica Hattge e Rejane Ramos Klein. Editora CRV.

Pratique de la capoeira en France et au Royaume-Uni.
Prefácio de Stefania Capone et Matthias Röhrig Assunção. Daniel Granada da Silva Ferreira. Editora: l'Harmattan – França.

Sonhos que mobilizam o imigrante haitiano: biografia de Renel Simon.
Margarita Rosa Gaviria Mejia e Renel Simon.

O homem pós-orgânico: Corpo, subjetividade e tecnologias digitais.
Paula Sibília. Rio de Janeiro: Contraponto, 2015.

Texto: Nicole Morás

“As únicas coisas eternas são as nuvens”, da Companhia de Dança Porto Alegre será apresentado no dia 15