Univates realiza assessoria pedagógica para a Educação Básica

Postado em 11/09/2015 15h15min

Por Nicole Morás

Com o propósito de consolidar e sistematizar a ação universitária no campo da formação continuada de professores, a Univates realiza o Programa Institucional de Assessoria Pedagógica Externa (APE), vinculado ao Núcleo de Apoio Pedagógico da Instituição. Por meio de palestras e oficinas, as atividades da APE são desenvolvidas com o objetivo de estabelecer parcerias com escolas municipais, estaduais e privadas para promover melhorias com e para a comunidade escolar, por meio da formação continuada de professores. Além dessas assessorias, o programa promove quatro oficinas, de 25 de setembro a 3 de outubro, que ocorrem na Univates e já recebem inscrições.

A proposta do programa foi organizada a partir da importância de uma formação sólida dos profissionais da educação, a fim de qualificar o cenário atual da Educação Básica, percebido a partir de estatísticas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). No modelo atual, a APE iniciou suas atividades no começo de 2014 e, até a metade deste ano, já contabilizou mais de 900 horas de formação de professores em mais de 15 municípios, além de um trabalho com a 25a Coordenadoria Regional de Educação – que compreende outras 18 cidades.

Um dos municípios a realizar atividades pela APE é Arroio do Meio. Conforme a secretária de Educação, Eluise Hammes, a demanda por formação continuada por áreas de conhecimento partiu dos próprios professores. “É importante essa interlocução entre a universidade, em que se formam os profissionais, e escolas, que é o local em que eles atuam. Dessa forma, temos a teoria e a prática dialogando”, afirma ela. Os professores da rede municipal participam das atividades oportunizadas pela APE desde a abertura do ano letivo de 2015 e alguns resultados já podem ser percebidos, uma vez que eles foram desafiados a criar propostas e projetos e a implementar atividades e mudanças. “Esse suporte técnico é muito importante, especialmente pela proximidade, não apenas geográfica, mas principalmente por conhecermos os profissionais e por eles perceberem a realidade em que estamos inseridos”, explica Eluise.

Entre as temáticas desenvolvidas nas assessorias estão planejamento, rotinas na Educação Infantil, qualificação das equipes gestoras, formação cultural do docente, avaliação, ludicidade, metodologias de aprendizagem e de ensino, ensino de jovens e adultos, interação família e escola, pesquisa e formação docente, entre outras. Saiba mais aqui.

De acordo com as coordenadoras do programa, outros assuntos podem ser trabalhados por meio de palestras ou oficinas de acordo com a demanda das escolas ou de órgãos de educação. Para isso, as instituições interessadas devem entrar em contato pelo telefone (51) 3714-7011 ou pelo e-mail ape@univates.br.

Oficinas
As oficinas da APE que ocorrerão neste semestre e recebem inscrições são: Teatro na Educação Infantil: potencialidades criadoras; Teatro e dança nos anos iniciais do Ensino Fundamental; Literatura infantil no contexto escolar; e Utilizando a lousa digital. Cada oficina tem carga horária de quatro horas e o investimento é de R$ 69,00 para cada atividade. As inscrições podem ser realizadas pelo site www.univates.br/inscricoes/extensao/ ou na Secretaria de Educação Continuada, sala 110 do Prédio 1.

Saiba mais
Como resultado das ações do programa espera-se a qualificação dos professores do Vale do Taquari/RS, priorizando a reflexão dos profissionais e responsáveis pelos setores da educação e, a partir desses movimentos, contribuir para o ensino e a aprendizagem de qualidade nas instituições de ensino do Vale do Taquari. Essa é uma das iniciativas que vão ao encontro da missão da Univates de compartilhar o conhecimento produzido, visando a contribuir para o crescimento e o desenvolvimento da sociedade como um todo.

Texto: Nicole Morás

Assessoria Pedagógica Externa inclui palestras e oficinas