Pró-reitores do Sul do país discutem políticas de pesquisa

Postado em 15/09/2015 11h09min

Por -

A pró-reitora de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação, Dra. Maria Madalena Dullius, participa, de 16 a 18 de setembro, do Fórum de Pró-Reitores de Pós-Graduação e Pesquisa (Foprop) Sul. O evento, que ocorre em Santa Cruz do Sul, reúne pró-reitores de universidades do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul para discutir as perspectivas e políticas da pesquisa e da pós-graduação.

Representantes do segmento da pesquisa e de agências de fomento nos níveis federal e estadual palestrarão sobre as potencialidades e as heterogeneidades da pesquisa na região Sul, assim como o papel das agências no financiamento da investigação científica e os rumos da internacionalização dos programas de mestrado e doutorado no Brasil.

Destaques da programação

Na quarta-feira, dia 16, após a solenidade de abertura, prevista para as 18h30min, representantes da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) farão um painel de abertura, com previsão de início para as 19h. A explanação terá como temática as perspectivas da pesquisa e da pós-graduação no Brasil.

A programação segue com um dos destaques do evento, a palestra com Danilo Giroldo, que ocorre na manhã de quinta-feira, dia 17, a partir das 8h30min. O palestrante abordará em sua fala o tema Diagnóstico e potencialidades da pesquisa e da pós-graduação – assimetrias no Sul do Brasil. Giroldo possui graduação em Ciências Biológicas (bacharelado) pela Universidade Federal de São Carlos (1995) e mestrado e doutorado em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos (1998 e 2003). Atualmente, é professor e vice-reitor da Universidade Federal do Rio Grande (Furg), onde esteve à frente da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação entre os anos de 2005 e 2013.

A programação terá continuidade com mais painéis e atividades, que se encerram na sexta-feira, dia 18, com o encaminhamento para o Foprop Nacional, momento em que será confeccionada uma Carta da Agenda de Pesquisa da Região Sul. Mais informações e a programação completa podem ser acessadas aqui.

Saiba mais

O primeiro encontro do Foprop ocorreu em Niterói (RJ), em março de 1985. Ao término desse encontro, houve um consenso entre os participantes de que se deveria realizar anualmente uma reunião com a participação dos pró-reitores das universidades brasileiras federais, estaduais, privadas e comunitárias, de modo a haver um movimento forte em favor da pesquisa e da pós-graduação.

Nesse sentido, o Fórum tem sido protagonista, atuando ativamente em prol do desenvolvimento e da consolidação da pós-graduação, da ciência, da tecnologia e da inovação no país. O evento, que acontece duas vezes por ano, tem por objetivo oportunizar a discussão sobre a pesquisa e a pós-graduação, mediante debates que buscam construir uma agenda de investigação para a região Sul.

Elise Bozzetto