Comportamento e moda aliados ao sucesso profissional

Postado em 21/09/2015 14h04min

Por -

Seja em entrevista de emprego ou na rotina de trabalho, saber vestir-se adequadamente causa boa impressão. No entanto, não é apenas a roupa que importa: respeitar o estilo pessoal e evitar uma imagem incompatível com a personalidade é imprescindível, conforme atesta a coordenadora do curso de Gestão de Recursos Humanos da Univates, psicóloga Liciane Diehl. “É preciso estar alinhado com a vaga para qual se está concorrendo”, explica.

Perfumes fortes, decotes, cores vibrantes nas roupas, excesso de acessórios e falta de higiene prejudicam a aparência de qualquer concorrente para vagas de emprego. Conforme a professora, desatentar à estética traz evidências de baixa autoestima, que está diretamente relacionada à saúde mental do trabalhador. “A pessoa deve se perguntar qual imagem pretende passar como empregado”, aconselha.
Há 15 anos atuante na área – e há 13 trabalhando com recrutamento e seleção de pessoas –, a docente ressalta que, mais relevante do que a vestimenta, a harmonia entre postura e comportamento são diferenciais no momento da escolha do profissional. Em muitos casos, segundo ela, os candidatos têm qualificação técnica, mas carecem de competências comportamentais.

Atualmente, existe a consideração do contexto – apresentação, atitudes e interesse – para definir a ocupação de vagas empregatícias. A cada dia, empresas buscam profissionais pró-ativos e empenhados, no entanto, detectar tais características durante a entrevista é tarefa difícil. “Os entrevistadores precisam ter habilidade para captar o que transmite o candidato. Muitas vezes, limitam-se mais ao currículo”, observa.

Em relação ao comportamento, Liciane aponta algumas condutas malvistas durante o processo de seleção: chegar atrasado, atender ligações e impedir que o recrutador faça perguntas. Preparar-se para a entrevista, pesquisar sobre a empresa e suas diretrizes, história e conquistas, além de evitar gírias e vícios de expressão podem contribuir para aprovação do  candidato. Falar a verdade sobre qualificações profissionais, demonstrar confiança, manter a voz firme e os olhos atentos são outras sugestões importantes da coordenadora.

Mas não é somente o entrevistado que precisa se preocupar com a postura. A nova realidade de mercado na qual, muitas vezes, há maior número de ofertas de vagas do que candidatos interessados, requer também do entrevistador atitudes adequadas como retornar ao concorrente sobre o resultado da entrevista, respeitar o candidato e transmitir organização revela a cultura da empresa. “O processo seletivo é uma via de mão dupla: a empresa escolhe o candidato, e o candidato escolhe a empresa”, analisa.

A moda como aliada
Formandas do curso de Design de Moda da Univates, Bianca Buffon e Luana Nied aceitaram o desafio de escolher looks femininos e masculinos ideais para entrevista de emprego, bem como para a rotina de trabalho. Atente às dicas:

Dica de Bianca Buffon
Saia e blazer: “O look mostra que é possível usar saia para trabalhar, porém, sempre cuidando com os comprimentos – não muito curtos – e com cores e estampas chamativas. Para compor o look, escolhi a blusa bordô e o blazer off-white, que monta um look “arrumadinho” e também com um tom formal. Esse look é ideal para quem não gosta de aderir ao salto no dia a dia. A dica é apostar em looks arrumados com blazer, por exemplo,  que não precisa do salto para ficar elegante.”

Blazer preto e camisa rosa: “O look é ideal para profissões que não exijam postura tão formal quanto o terno e gravata. De qualquer forma, a imagem é o cartão de visita, e são indispensáveis peças que passem ideia de seriedade. Por isso, escolhi uma camisa social em tom de rosa claro, usada com uma calça jeans escura e sem muita lavagem. A camisa tem estilo casual por possuir punhos e gola em cores diferentes, e pode ser usada tranquilamente com jeans. Mas, para quem deseja formalizar o look, o blazer preto é peça chave no vestuário masculino.”

Dica de Luana Nied
Calça jeans e blusa soltinha:
“Roupa casual, chique e elegante, e que pode ser utilizada em qualquer ambiente. A calça jeans é peça básica no guarda-roupa da mulher. O jeans escuro demonstra mais seriedade e sofisticação para um momento como entrevista de emprego, além de alongar e emagrecer. O detalhe flare da calça deixa o look mais fashion. A blusa clara é opção para qualquer ocasião, tanto entrevista quanto ambiente de trabalho. Cinto claro, básico, para compor o look.”

Calça jeans, camisa social e blusão: “Look versátil e que combina com qualquer ocasião. O jeans com pouca lavagem causa efeito despojado. O look masculino não requer tantos cuidados quanto o feminino, mas é válido esclarecer que o despojado não deve ser ousado. O blusão sobre o ombro é um detalhe e, em caso de uso, é interessante deixar a gola à mostra.”

* As peças de roupas foram cedidas pela loja Luma Confecções
* Modelos: Augusto Diehl e Betina Krein

Esta matéria faz parte da edição 24 do Jornal da Univates. A versão online da publicação pode ser conferida aqui.

Look com calça jeans e blusa soltinha

Nathália Lauxen

Look com calça jeans, camisa social e blusão:

Nathália Lauxen

Look masculino com blazer preto e camisa rosa

Look com saia e blazer