Workshop aborda prevenção de riscos hidrológicos para bacia Taquari-Antas

Postado em 23/09/2015 11h42min

Por -

Debater a base de estratégias integradas de prevenção de riscos hidrológicos para a bacia do Taquari-Antas é a proposta do 5º Workshop do Projeto Desenvolvimento de uma Estratégia Integrada de Prevenção de Riscos Hidrológicos na Bacia do Taquari-Antas – RS. O evento ocorre em diversos locais do Prédio 7 da Univates, no dia 9 de outubro, das 8h30min às 18h, conforme programação da tabela abaixo, com palestras voltadas aos temas principais do projeto pela manhã e, durante a tarde, serão formados grupos de trabalho para discutir os tópicos mais importantes da estratégia integrada.

Durante o workshop serão apresentados os resultados obtidos na etapa de diagnóstico e as ações desenvolvidas no âmbito do projeto-piloto. As possíveis estratégias para prevenção serão debatidas e devem ser definidos os termos de referência que serão elaborados pelo projeto. O encontro reunirá os atores-chave envolvidos na gestão de risco para as três esferas de governo.

A atividade é coordenada pelos professores Rafael Rodrigo Eckhardt e Alexandra Cruz Passuello, por meio do projeto de pesquisa “Estruturação de uma plataforma de monitoramento hidrometeorológica com vistas ao gerenciamento de eventos climáticos extremos e de desastres naturais no Vale do Taquari”. O evento é voltado a acadêmicos da Univates interessados no tema, gestores públicos, agentes da Defesa Civil e comunidade civil interessada. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo site www.univates.br/inscricoes/eventos. Mais informações pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5823.

Conheça os palestrantes:
— Sidnei Furtado, coordenador Regional de Proteção e Defesa Civil – região Metropolitana de Campinas e promotor da Campanha Cidades Resilientes – UNISDR;
— Luiz Carlos Pinto Silva Filho, Ph.D., professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), diretor do Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre Desastres (Ceped)/RS e da Escola de Engenharia da Ufrgs;
— Joel Avruch Goldenfum, Ph.D., professor do Instituto de Pesquisas Hidráulicas/Ufrgs e coordenador do Projeto Taquari-Antas;
— Eloisa Maria Adami Giazzon, arquiteta e urbanista, mestranda do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil/Ufrgs e coordenadora da equipe do Grupo de Gestão de Risco de Desastres (Grid) – Taquari-Antas;
— Alexandra Cruz Passuello, doutora, gestora do Grid-Ceped/RS e coordenadora do Projeto Taquari-Antas.

PROGRAMAÇÃO:

Ministrante

8h30min às 9h30

Auditório do Prédio 7

Recepção aos participantes e abertura oficial do 5º Workshop do Projeto Desenvolvimento de uma Estratégia Integrada de Prevenção de Riscos Hidrológicos na Bacia do Taquari-Antas – RS

9h30min às 10h

12h30min às 14h

Intervalo para almoço

Auditório do Prédio 7

Palestra – Estratégia integrada para prevenção de riscos hidrológicos na bacia Taquari-Antas

Auditório e salas 300, 301 e 306 do Prédio 7

Grupos de trabalho para discussão de tópicos específicos