Univates é parceira de projeto premiado em evento internacional

Postado em 02/10/2015 16h46min

Por -

Um projeto realizado pelo Consórcio Verde-Brasil em parceria com a Univates recebeu menção honrosa em um dos mais importantes eventos de dutos do mundo: a Rio Pipeline 2015, feira de negócios, de aprimoramento técnico dos profissionais e de disseminação de boas práticas no segmento. A iniciativa intitulada “Biomethane at the World Cup” esteve entre os 17 projetos premiados, com destaque na categoria de distribuição de gás, entre 177 trabalhos inéditos apresentados no evento.

A atividade foi realizada pelo Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP), entre os dias 22 e 24 de setembro, no Centro de Convenções SulAmérica, no Rio de Janeiro. O projeto premiado consistiu em utilizar biometano produzido a partir dos resíduos orgânicos gerados durante a Copa do Mundo, em Porto Alegre, como combustível para mover o caminhão que realizava a coleta dos resíduos no evento.

O material descartado no Acampamento Farroupilha e na fan fest durante o período foi coletado pelo Departamento Municipal de Limpeza Urbana e separado para envio à unidade de produção do gás, mantida pelo Consórcio Verde-Brasil, integrado pelas organizações Sulgás, Naturovos e Ecocitrus. A parceria com a Univates se deu por meio do Laboratório de Biorreatores e do Laboratório de Termodinâmica e Mecânica Automotiva, que realizaram análises e testes de emissões do biocombustível.

Resíduos da Copa do Mundo, em Porto Alegre, foram transformados em combustível para caminhão que realizava a coleta durante o evento

Tuane Eggers

A parceria com a Univates se deu por meio do Laboratório de Biorreatores (foto) e do Laboratório de Termodinâmica e Mecânica Automotiva