5ª Feira de Ciências segue até quarta-feira

Postado em 20/10/2015 15h54min

Por Ana Amélia Ritt

Nesta terça e quarta-feira, dias 20 e 21 de outubro, ocorre a 5ª Feira de Ciências da Univates. São 104 projetos expostos, de 31 escolas, pertencentes a 18 municípios da região do Vale do Taquari e arredores. A atividade acontece no Complexo Esportivo da Univates e busca despertar talentos para a pesquisa e vivenciar diferentes experiências.

Entre os estudantes expositores estão Taciane Cigognini e Laraine Guialis, da Escola Estadual de Ensino Médio Fazenda Vilanova. As alunas do 2º ano do Ensino Médio pensaram em uma forma de energia sustentável por meio de piezoelétricos, que proporcionam energia quando são submetidos a uma pressão.

Taciane e Laraine explicam que a aplicação do projeto “Caminho da Energia” foi pensada no viaduto de Fazenda Vilanova e que, com a massa e o movimento dos carros, seria possível que a energia elétrica dos postes da via fosse ativada. “O projeto ainda está em construção. Para o próximo ano pensaremos em uma forma de armazenamento dessa energia”, comenta Taciane.

Nas exposições, estão envolvidos cerca de 270 alunos dos Ensinos Fundamental, Médio e Técnico e 60 professores orientadores. Os estudantes Eduardo Delazari e Vanessa Simsen, do 5º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal de Ensino Fundamental Adélia Corbellini, estão participando pela primeira vez da Feira de Ciências. O projeto deles é a fabricação de sabão com óleo saturado. Vanessa comenta que, antes da fabricação, houve pesquisa com os estudantes e suas famílias sobre o destino do óleo e, após, a elaboração do produto em conjunto.

O evento também conta com a presença de 13 projetos de extensão da Univates. Entre eles está o projeto Experimentando em Ciências, desenvolvido pelos bolsistas Paloma Stacke, estudante do curso de Engenharia Química, e Leonardo Matte, de Engenharia Mecânica. Por meio de oficinas práticas de Ciências Exatas, eles auxiliam os estudantes da 8ª série/9º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio a compreenderem a parte teórica passada em sala de aula.

O projeto das escolas que obtiver maior pontuação geral é premiado com um tablet. Além disso, o melhor pontuado de Lajeado em cada categoria de ensino receberá bolsa de iniciação científica júnior do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Como a Feira é afiliada à Mostra Brasileira de Ciência e Tecnologia (Mostratec), os trabalhos que obtiverem média final acima de 4,0 poderão apresentar seu experimento no evento internacional em 2016, realizado em Novo Hamburgo.

A atividade está aberta para visitação das 9h às 11h30min, das 15h às 17h e das 19h às 21h30min. Além dos projetos dos estudantes, o evento conta com a presença dos mestrados em Ensino e em Ensino de Ciências Exatas, do Ambulatório da Univates, do projeto IEM do Pibid/Univates, do Planetário, da Rádio Univates, do Projeto Baja e da equipe Na Estrada. A entrada é gratuita. Mais informações podem ser conferidas em www.univates.br/feira-de-ciencias.

Texto: Ana Amélia Ritt

Eduardo Delazari e Vanessa Simsen com o projeto de fabricação de sabão