Noite de Ciência e Tecnologia com o III Technology Day

Postado em 23/10/2015 23h07min

Por Ana Amélia Ritt

A noite desta sexta-feira, 23, foi de atividades de integração e de conhecimento científico e tecnológico na Univates. A terceira edição do Technology Day, evento que integra o 9º Congresso de Ciência e Tecnologia do Vale do Taquari (CCTEC), e o 1º Tech Day, que faz parte do 1º Congresso de Ciência e Tecnologia do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (ComungTEC), ocorreram, simultaneamente, no Complexo Esportivo. Entre as atividades programadas estavam o VIII Competição de Robótica, a III Competição de Pontes de Espaguetes e o III Desafio de Desenvolvimento de Produto.

Pipoca e chimarrão foram os companheiros das colegas de trabalho Cíntia Slaiffer e Andréia Constantin pra prestigiar a noite de desafios. Cíntia é estudante de Engenharia Civil e participou, no ano passado, da Competição de Pontes de Espaguetes. Neste ano conta que não teve tempo. “Além de participar, a equipe tem que ter empenho e vontade, fazer os cálculos... dá trabalho, mas é gratificante. Ano que vem vou participar de novo”, comenta a estudante.

Já acadêmicas de Arquitetura, Janine Schönhals, Jéssica Haefliger, Júlia Lorensini e Jade Mallmann, participaram pela primeira vez da atividade. Elas explicam que primeiro é necessária a aplicação da parte teórica, para ver quantos quilos a ponte aguentará e, após os cálculos, ocorre a montagem com espaguete e cola epóxi. O diretor do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CETEC), Mouriac Halen Diemer, afirma que houve recorde de inscritos nesta modalidade, sendo que 36 equipes competiram nessa categoria e que, dessas, quatro são de outras universidades.

Enquanto a resistência das pontes era testada, ocorria o Desafio de Desenvolvimento de Produto, que envolvia corrida com carrinhos de mão. Ao todo, 16 carrinhos, elaborados pelos estudantes com papelão, cola e grampos, estavam envolvidos na competição. Entre os requisitos,  deveriam pesar, no máximo, 8 kg e carregar um aluno de no mínimo 60 kg durante um percurso com obstáculos. A equipe “Mascada Violenta”, vencedora da categoria no ano passado, participou novamente. Alunos de Engenharia Mecânica, Daniel Bortoli, Maico Schmitz e Alexsandro Schmitz formaram o grupo junto com os estudantes do Ensino Médio Guilherme Prediger, Gustavo Prediger e Jonatan Hamester. Para eles, a competição é uma oportunidade legal para interagir e dar risadas.

No mesmo período, no outro canto da quadra, nove equipes de Ensino Básico torciam pelo seu robô. A Competição de Robótica foi dividido em duas modalidades: estratégia (em que o robô deveria realizar um percurso) e a luta de sumô. As estudantes do 1º ano do Ensino Médio Gabriela da Costa e Eduarda Keller vieram de Progresso para participar. “Viemos uma vez por semana para a Univates para fazer a programação dos robôs. Agora só precisamos fazer os ajustes finais, peças que estão fracas... essas coisas. É bem interessante, a robótica é algo diferente!”, conclui Eduarda.

Para o diretor do CETEC, o Technology Day é uma atividade divertida e que, ao mesmo tempo, cobra a aplicação de conhecimentos vistos em sala de aula. “Além disso, o acadêmico desenvolve outras questões, os integrantes dos grupos precisam saber trabalhar juntos, ter organização, montar um projeto e responder ao regulamento”, comenta Diemer. Quando questionado sobre o envolvimento dos alunos do Ensino Médio na programação, o professor explica: “Buscamos desenvolver o gosto deles pela ciência e tecnologia e envolver a comunidade externa, trazê-los para a Univates”, conta.

Texto: Ana Amélia Ritt