Univates participa da Mostratec, em Novo Hamburgo

Postado em 28/10/2015 12h27min

Por Nicole Morás

A Univates participa, até a próxima sexta-feira, dia 30, da Mostratec - Mostra Brasileira de Ciência e Tecnologia, uma feira científica realizada anualmente em Novo Hamburgo. No estande da Instituição serão expostos trabalhos realizados nesta área do conhecimento, como o Mini Baja, controlado pelo computador por meio de gestos, utilizando sensores do kinect, e equipado com uma câmera que transmite as imagens captadas para uma televisão. Também haverá exposição de um Projetor Holográfico Volumétrico Rotativo, que faz projeções tridimensionais e é resultado do trabalho de conclusão do aluno Eduardo Lieberknecht. Os dois projetos foram desenvolvidos no Laboratório de Controle e Automação da Univates.

Na área de apresentação de trabalhos científicos, dois projetos que participaram da 4ª Feira de Ciências, em 2014, serão expostos. Um deles é o “Roupas Sustentáveis”, desenvolvido pelos alunos João Vicente Weiand e Nicolas Soares, sob orientação da professora Nara Scheibler, do Colégio Madre Bárbara. O projeto busca revolucionar a maneira em que as roupas são utilizadas, aproveitar a energia produzida pelo corpo humano para carregar uma bateria de celular e refletir com a sociedade sobre questões ambientais e sustentabilidade.

O outro projeto se chama “O sujeito surdo e suas dificuldades linguísticas no ambiente escolar”, realizado pelos estudantes Rosaura Elen Dias, Raul Scapini Weiand e Júlia Dartora Craide, com orientação do professor Luís Galileu Tonelli, do Colégio Evangélico Alberto Torres.

A Univates também indicou dois trabalhos para a Mostratec Junior, direcionada para estudantes de Ensino Fundamental. São eles: A vida no espaço, dos alunos Peterson Haas, Júlio César Schmidt e João Guilherme Manini Remonti; e Campo Magnéticos e Eletricidade, de Alex Henrique Eckardt e Mateus Paludo. Ambos os projetos foram desenvolvidos no Ceat sob orientação do professor Luís Galileu Tonelli. Os trabalhos de Ensino Fundamental e Ensino Médio foram indicados pela Univates após participação na 4ª Feira de Ciências, em 2014. Desse modo, os projetos apresentados neste ano na Feira de Ciências, realizada na última semana, serão exibidos na Mostratec 2016.

Saiba mais
A Mostratec é uma feira de ciência e tecnologia realizada anualmente pela Fundação Liberato, na cidade de Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul, Brasil. Destina-se a apresentação de projetos de pesquisa em diversas áreas do conhecimento humano, realizados por jovens cientistas do ensino médio e da educação profissional de nível técnico.

Texto: Nicole Morás