Álcool e outras drogas são discutidos na Univates

Postado em 10/11/2015 14h01min

Por Ana Amélia Ritt

Com abertura na noite de segunda-feira, dia 9, e continuação nesta terça-feira, dia 10, o Seminário Vida + Viva Sem Álcool envolveu profissionais ligados à saúde, à justiça e à educação e comunidade em geral. O evento, realizado na Univates, objetiva difundir o conhecimento sobre os malefícios causados pelo álcool a crianças e adolescentes, incentivar e divulgar boas práticas das organizações públicas e privadas na prevenção do uso e consumo precoce de álcool e incentivar a fiscalização pelos órgãos públicos.

Conforme a secretária executiva do Vida + Viva, Gilmara Scapini, esse é um espaço para  discutir e debater o assunto. Além de palestras, Gilmara comenta que a atividade envolve, pela primeira vez, um concurso direcionado às séries finais de escolas públicas, privadas e entidades. “Queremos que os alunos, por meio de teatro, música, dança ou vídeo, reflitam e pesquisem sobre o tema, para formar um banco de dados e passar informações para outras escolas”, comenta. No total, foram 16 projetos inscritos no Concurso Vida + Viva. Desses, 12 foram selecionados e se apresentam durante a tarde desta terça-feira para uma comissão julgadora.

O Seminário segue à tarde abordando, às 13h45min, “As normativas internacionais e as perspectivas brasileiras para o atendimento de crianças e adolescentes envolvidos com consumo de álcool e outras drogas” e, às 15h15min, “Os direitos humanos e políticas públicas de prevenção à violência no Rio Grande do Sul”. A programação completa e demais informações sobre o projeto podem ser conferidas pelo site www.vidamaisviva.org.br. Mais detalhes sobre o evento podem ser obtidos pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5204.

Texto: Ana Amélia Ritt