Univates oferece financiamento próprio, o CrediVates

Postado em 10/11/2015 17h47min

Por Tuane Eggers

Após os recentes fatos envolvendo o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), a Univates decidiu implementar um programa de financiamento próprio: o CrediVates. O objetivo é atender alunos carentes, que não conseguem mais ser atendidos pelo Fies, mas que possuem bom desempenho escolar.

Conforme explica o pró-reitor Administrativo da Univates, professor Oto Roberto Moerschbäecher, neste momento, os recursos do Governo Federal são muito limitados, não havendo certeza se serão disponibilizadas novas vagas pelo Fies. “Nesse sentido, estamos fazendo um esforço muito grande para destinar recursos no orçamento do próximo ano para atender um grupo de alunos que tenha limitação financeira e que, em face a essa situação, não poderia estudar em uma universidade. Os recursos disponíveis não devem atender à plena demanda por novos financiamentos, mas é o que é possível ser suportado pela Univates”, ressalta.

A previsão é de que o CrediVates inicie no primeiro semestre de 2016. O edital será divulgado em breve e todos os detalhes poderão ser conferidos no site www.univates.br/espaco-academico/financiamentos.

Entenda o funcionamento

O objetivo do programa CrediVates é viabilizar o pagamento de parte das semestralidades contratadas pelos alunos dos cursos de graduação, exceto dos cursos de Medicina e Odontologia. O programa permite o adiamento do pagamento para depois da conclusão do curso de, no máximo, 50% da semestralidade contratada pelo aluno. Assim, o acadêmico beneficiado deve pagar regularmente, durante o semestre de estudo, a parte da semestralidade não contemplada pelo financiamento.

Para concorrer ao CrediVates, o aluno interessado deve: estar iniciando um curso de graduação na Univates, na condição de vestibulando em primeiro semestre; não ser portador de diploma de curso superior; não ter vínculo empregatício com a Univates ou sua mantenedora; matricular-se, semestralmente, em 240 horas; e não ser beneficiário de nenhum outro financiamento estudantil institucional ou externo.

Para a contratação do benefício, o aluno classificado deve apresentar, no mínimo, dois fiadores idôneos, sem restrições cadastrais e que juntos tenham renda mensal comprovada superior ao dobro do valor da mensalidade regular. O acadêmico deve pagar, a partir do primeiro mês do ano seguinte à contratação do benefício até o final da restituição do crédito, uma taxa de administração anual de 3,80%, a ser cobrada mensalmente sobre o saldo devedor atualizado do final do ano anterior.

O estudante beneficiado deve concluir o curso no prazo mínimo de integralização previsto no projeto pedagógico, acrescido de quatro semestres, sob pena de perda do benefício. Ou seja, se o tempo de conclusão do curso está previsto para quatro anos, o aluno deve conclui-lo em no máximo seis anos.

O edital de seleção deve ser publicado, anualmente, no primeiro semestre, estipulando os cursos, o percentual da semestralidade contemplado e as quantidades de vagas disponíveis para o CrediVates, abrindo o prazo para inscrição dos interessados e demais condições. Não havendo disponibilidade orçamentária para novas vagas, a Univates fica dispensada da publicação do edital. Já no caso de sobrarem vagas do primeiro semestre, estas serão disponibilizadas no segundo semestre, mediante nova seleção. O aluno contemplado terá direito à manutenção do benefício contratado até a conclusão do curso ou até o término do prazo determinado.

Inscrições para o Vestibular seguem abertas

Quarenta e cinco cursos de graduação e tecnólogos recebem inscrições para o Vestibular Univates, o processo seletivo referente ao primeiro semestre de 2016. A prova única será aplicada no câmpus de Lajeado no dia 29 de novembro, um domingo, das 13h30min às 18h30min. Os candidatos também podem concorrer com a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e optar por fazer a prova ou não.

As inscrições podem ser feitas, até o dia 22 de novembro, pelo site www.univates.br/vestibular ou no Atendimento Univates, localizado no Prédio 9, mediante pagamento de uma taxa de R$ 60,00. Os alunos selecionados deverão efetuar matrículas de 3 a 10 de dezembro.

Para os cursos de Medicina e Odontologia, haverá um edital específico para ingresso com a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015, 2014 e 2013. As inscrições serão de 4 a 18 de janeiro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 0800 7 07 08 09.

Texto: Tuane Eggers

Univates implementa programa de financiamento próprio: o CrediVates

Tuane Eggers