Estudantes italianos visitam a Univates

Postado em 12/11/2015 18h26min

Por Ana Amélia Ritt

Na tarde desta quinta-feira, dia 12, a Univates recebeu a visita de 13 estudantes italianos entre 15 e 18 anos. Os adolescentes vieram ao Brasil com o objetivo de conhecer a Região do Vale do Taquari, por meio de um projeto entre as prefeituras de Ilópolis e de uma cidade da Itália. A visita pela Univates iniciou com uma conversa com o Reitor da Instituição, Ney José Lazzari, e seguiu com um passeio pelo campus.

Essa é a segunda turma de italianos que participa do intercâmbio entre as cidades. Para uma das intercambistas, Martina de Villa, os brasileiros são pessoas espontâneas e o clima do Brasil é ótimo. Carlo Cella de Dan complementa dizendo que, apesar de já terem ouvido falar da hospitalidade dos brasileiros, a experiência é diferente. “A acolhida é muito estimulante”, explica.

Mesmo estando no Ensino Médio, os estudantes afirmam que grande parte da população italiana cursa algum curso superior. “Não se encontra mais trabalho sem ter feito faculdade”, completa Martina, que pensa em cursar Psicologia.

O grupo de italianos chegou ao Brasil no dia 5 de novembro e já visitou Porto Alegre e a parte alta do Vale do Taquari.

Texto: Ana Amélia Ritt
A visita pela Univates iniciou com uma conversa com o Reitor da Instituição, Ney José Lazzari.