Copa Univates encerra nesta sexta-feira

Postado em 12/11/2015 19h53min

Por Artur Dullius

Depois de quase cinco meses de competições, termina nesta sexta-feira, dia 20, a 8° Copa Univates/DCE. O campeonato começou no dia 28 de junho, envolvendo diversos cursos da instituição. No início eram 20 equipes na disputa, mas apenas quatro chegaram ao último dia de atividades. Os jogos começam às 19h30min no Estádio Olímpico da Univates.

Cerca de 400 atletas entre alunos e professores estiveram envolvidos. Entre eles está Charles Dietze, aluno de Educação Física. O lateral-direito da equipe Poko Pika,  participou da Copa Comung pela equipe da Univates na inauguração do Estádio Olímpico, mas ainda não havia jogado a Copa Univates. Segundo ele a ideia de participar do campeonato surgiu através de convite dos colegas de aula. “A galera convidou e eu aceitei. Muito legal o campeonato, apesar de não ter um certo equilíbrio na qualidade das equipes, os jogos finais estão sedo muito disputados”, comenta.

Jean Johans é veterano no campeonato. O aluno do Curso de Educação Física se forma no próximo semestre e já participou de outras edições. Conforme ele, o fato de poder jogar com os amigos é motivo de incentivo para os atletas. “É uma iniciativa muito boa da instituição, pois envolve vários cursos na disputa. Espero que o campeonato continue nos próximos anos, a estrutura da Univates é incrível, muitos clubes de futebol profissional não tem um espaço como este”, afirma o atleta que também participou das disputas no futsal.

Essa é a primeira vez que as disputas no Futebol ocorrem dentro da Copa Univates. Segundo o coordenador adjunto do Complexo Esportivo, Marcelo Gehardt, as competições tiveram resultado significante. “Foi muito positiva e superou muito as expectativas, sendo que tivemos 20 equipes inscritas. A tendência é aumentar o número de inscritos para o próximo ano e a competição crescer ainda mais,” complementa.
Os times inscritos envolvem os cursos de Administração, Ciências Contábeis, Design, Direito, Educação Física, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia Mecânica, Engenharia da Produção, Gestão de Micro e Pequenas Empresas, História, Medicina e Publicidade e Propaganda, além do técnico em Manutenção Automotiva. Até agora foram disputadas 46 jogos. Ao todo serão 48 jogos, contando as finais. As redes não tiveram descanso: foram marcados 154 gols, média de 3,34 gols por partida.

As semifinais ocorreram na noite da última quarta-feira, dia 11. A equipe Poko Pika venceu os Polêmicos pelo placar de 6x1 e foi o primeiro time a garantir lugar na final. Na segunda partida da noite a equipe CE MPE/ADM fez 4x0 em cima do Boca Juris e continua na briga pelo título.

O confronto final será entre Poko Pika(Educação Física) X CE MPE/ADM(Gestão de Micro e Pequenas Empresas/Administração), sendo que o vencedor sagra-se campeão da Copa. A terceira colocação no campeonato será disputado por Polêmicos FC(Educação Física) X Boca Juris(Direito).

As equipes campeã e vice, receberão troféu e medalhas e a equipe que ficar em terceiro lugar, receberá somente medalhas. Os jogos são abertos a toda a comunidade. Detalhes podem ser conferidos pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5805.

Texto: Artur Dullius

Jean Johans