Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Univates estuda parcerias com Europa para dupla diplomação

Postado em 13/11/2015 08h35min

Por Elise Bozzetto

A Pró-reitora de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação da Univates, Dra. Maria Madalena Dullius, visitou o Instituto Politécnico de Leiria (IPL), Portugal, em outubro, para fomentar parcerias entre os programas de pós-graduação das duas instituições. 
 
Entre os estudos que estão sendo realizados encontra-se o do convênio para mobilidade acadêmica entre professores e alunos dos cinco programas de pós-graduação stricto sensu da Univates: Ambiente e Desenvolvimento, Biotecnologia, Ensino, Ensino de Ciências Exatas e Sistemas Ambientais Sustentáveis e os programas do IPL. O convênio, ainda não assinado, já está em fase adiantada de negociação e deve oferecer, para 2016, oito vagas para alunos da Univates que têm interesse no intercâmbio. 
 
A segunda proposta de convênio é para os cursos de pós-graduação lato sensu. Alunos que cursaram especialização na Univates podem aproveitar disciplinas nos mestrados do IPL, obtendo o título de mestre pela universidade portuguesa. Existe também a possibilidade de alunos dos cursos de Mestrado do IPL aproveitarem disciplinas para cursar o doutorado da Univates, obtendo título de doutor no Brasil. 
 
Outro estudo a partir da visita da pró-reitora é a dupla diplomação em nível de mestrado para os alunos da Univates. “A ideia é acrescentar, na formação dos nossos mestrandos, um semestre de estudos no IPL. Além disso, será incentivado que a pesquisa desenvolvida na dissertação tenha um coorientador do IPL.  Nessas condições, o mestrando recebe o diploma pela Univates e também pelo Instituto Politécnico”, comenta Maria Madalena. 
 
Os convênios ainda não estão concretizados, mas a sinalização é de que a Univates possa apresentar aos acadêmicos de pós-graduação novas possibilidades a partir de 2016.
 
Texto: Elise Bozzetto

Gabriela Longo

Notícias Relacionadas