Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

8ª Mostra de Dança teve início nesta sexta-feira

Postado em 13/11/2015 23h26min

Por Ana Amélia Ritt

Sorrisos e olhares atentos fizeram parte da plateia do Teatro do Centro Cultural da Univates na noite desta sexta-feira, dia 13. O primeiro dia da 8ª Mostra de Dança da Univates trouxe apresentações de crianças até 12 anos de idade. A abertura do evento foi realizada pelo Grupo Municipal de Dança de Bom Retiro, que alimentou suspiros e palmas durante a performance. O evento seguiu com apresentações de Escolas de Dança e de Ensino Básico da região.
 
Pela primeira vez participando, o Colégio Cenecista João Batista de Mello trouxe oito meninas. Amália Rempel Fontana é uma delas. A pequena de 10 anos diz que está ansiosa e que, nesta noite, além de dançar pelo Colégio, vai se apresentar pelo CTG do qual faz parte. “Quero ver dar tempo”, ri.
 
De Teutônia, Ana Clara Horst, de 8 anos, também afirma estar ansiosa. Essa é sua primeira apresentação e a mãe, Márcia Cardoso, comenta que a iniciativa de começar a dançar veio da menina. “Ela e as amigas gostam muito, então eu incentivo”, comenta Márcia.
 
Gabriel, Vinícius e Pedro, sentados na primeira fileira do Teatro, disseram não estar nervosos. Eles dançam no CTG Querência do Arroio do Meio e nesta noite apresentam as danças “Massanico” e “Shot de Carreirinha”. O professor, Jonas Bica, explica que o grupo costuma se preparar para rodeios, mas que cada apresentação é planejada de uma forma diferente. “Como aqui na Mostra de Danças o tempo é reduzido, fizemos uma apresentação de 10 minutos”, completa o professor, explicando que o grupo teve 6 ensaios para esta noite.
 
A coordenadora do evento, professora Silvane Isse, afirma que a Mostra de Danças é uma das ações relacionadas à arte e à cultura que a Univates oferece. “Esse é um espaço para as escolas da região mostrarem seu trabalho e, ao mesmo tempo, para a comunidade prestigiar diferentes linguagens da dança”, completa.
 
Do Colégio Scalabriniano São José, de Roca Sales, Amanda Scottá, de 9 anos demonstra felicidade. Apesar de também ser sua primeira apresentação, Amanda diz estar “um pouquinho ansiosa”. Ela é uma das 22 meninas que vieram de ônibus acompanhadas pela professora Ana Gonzatti. “A dança desenvolve na criança a expressão corporal, o raciocínio, a criatividade e a desinibição... percebe-se que elas ficam mais confiantes”, afirma.
 
A 8ª Mostra de Dança da Univates segue no sábado, dia 14, com a categoria juvenil/adulto (a partir dos 13 anos de idade). A atividade, aberta à comunidade e gratuita, inicia às 19h30min no Teatro do Centro Cultural (rua Avelino Tallini, 171, Lajeado). Mais informações com o Núcleo de Cultura e Eventos da Univates, pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5945, ou pelo e-mail nucleodecultura@univates.br.
 
Texto: Ana Amélia Ritt
 

Ana Amélia Ritt

Ana Amélia Ritt

Ana Amélia Ritt

Ana Amélia Ritt

Ana Amélia Ritt

Ana Amélia Ritt

Ana Amélia Ritt

Ana Amélia Ritt

Ana Amélia Ritt

Ana Amélia Ritt

Notícias Relacionadas