Grupo de pesquisa da Univates realiza parceria com Museu de Arte do RJ

Postado em 19/11/2015 13h13min

Por Tuane Eggers

O grupo de pesquisa “Currículo, Espaço e Movimento” da Univates estabeleceu, recentemente, um convênio com o Museu de Arte do Rio de Janeiro (MAR). O local compõe, ao lado da Fundação Iberê Camargo, de Porto Alegre, mais um espaço de investigação para a equipe. Vinculado ao curso de Pedagogia, o grupo de pesquisa é coordenado pela professora doutora Angélica Munhoz.

De acordo com ela, a ideia do grupo é pesquisar espaços escolares e não escolares, além de movimentos escolarizados e não escolarizados. Assim, o convênio permite a aproximação dos pesquisadores da Univates com a Escola do Olhar, que é um projeto do MAR voltado para a questão pedagógica, tanto por meio de parcerias com universidades para elaboração de materiais pedagógicos quanto pela formação artística docente.

“Esse convênio permite que os pesquisadores da Instituição participem de até quatro residências pedagógicas por ano, que podem durar de uma semana até um mês. Então, eles podem participar de todas as atividades da Escola do Olhar, cursos de formação de professores e exposições realizadas pelo museu”, explica Angélica.

Com a parceria, a coordenadora do projeto carioca, Maria Clara Boing, também passa a integrar o grupo de pesquisa da Univates, participando de todas as discussões relacionadas às atividades da equipe. Na sexta-feira, inclusive, será realizado seminário durante todo o dia, na Univates, envolvendo pesquisadores, bolsistas de iniciação científica e de mestrado e voluntários do projeto.

Grupo participa de evento na Paraíba

O grupo da Univates, em parceria com o grupo de pesquisa “Escrileituras da diferença”, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), foi convidado a participar do VII Colóquio Internacional de Políticas e Práticas Curriculares, realizado em João Pessoa, na Paraíba, entre os dias 12 e 14 de novembro. Os professores Cristiano Bedin da Costa e Sandra Corazza mediaram, no evento, a mesa-redonda intitulada “Didática da tradução: o professor artista e as transcrições do currículo”.

A parceria entre os grupos de pesquisa existe desde 2014 e conta com diversas atividades programadas em conjunto para o ano de 2016.

Texto: Tuane Eggers

Professor Cristiano Bedin da Costa (centro) representou grupo da Univates em evento na Paraíba

Divulgação

Convênio permite a aproximação dos pesquisadores da Univates com a Escola do Olhar, projeto do MAR