Professora da Univates participa de evento na Colômbia

Postado em 20/11/2015 15h27min

Por Ana Amélia Ritt

A professora da Univates Maristela Juchum participou da Semana Internacional de Línguas Modernas, promovida pela Universidad EAN, na Colômbia, entre os dias 2 e 7 de novembro.  O evento, realizado duas vezes por ano, convida professores de diferentes países para realizarem conferências, ministrarem aulas e participarem de reuniões pedagógicas. O objetivo é intensificar o conhecimento dos estudantes sobre a língua e a cultura dos países envolvidos.

Maristela comenta que participaram do evento, além do Brasil, professores da Itália, França, Alemanha e Estados Unidos. A experiência, para ela, foi positiva especialmente para desconstruir alguns conceitos sobre a Colômbia. Um dos pontos fortes dos colombianos foi a hospitalidade, fazendo com que os estrangeiros se sentissem em casa.

Além disso, a professora afirma que ministrar aulas de Língua Portuguesa em outro país foi uma experiência significativa. “Os colombianos são muito abertos para aprender com professores de outros países. Percebi que eles se encantaram com as minhas aulas pela quebra da formalidade. Meu objetivo, nas palestras e nas aulas, era que os estudantes também falassem, que praticassem o português, uma das línguas que eles aprendem na Universidade”, conta.

Um dos propósitos da ida para a Universidad EAN, conforme Maristela, foi estabelecer parcerias, com a finalidade de os acadêmicos de Letras da Univates realizarem uma parte da sua carga horária de estágio com o ensino de Língua Portuguesa na Colômbia.

No ano de 2013, a professora Kári Forneck também participou do evento, levando conhecimentos da área.

Texto: Ana Amélia Ritt

Professora Maristela Juchum com estudantes colombianos.

Professora Maristela Juchum com estudantes colombianos.