Dia sem Carro de sol e sorrisos

Postado em 22/11/2015 19h31min

Por Ana Amélia Ritt

O domingo ensolarado, 22, fez da terceira edição do Dia sem Carro um momento ainda mais especial. Além de chimarrão e integração entre amigos e familiares, o evento contou com oficinas e exposições. Com a rua Avelino Tallini fechada, bicicletas, skates e rollers modificaram o ambiente.

Dentre os sorrisos presentes na rótula em frente ao Centro Cultural da Univates, estava o de Larissa Sacks. A pequena de quatro anos jogava bola com o pai, Ricardo Sacks. “Esse tipo de coisa poderia ocorrer mais vezes, porque falta um lugar assim no fim de semana. Fechar a avenida, reunir as pessoas... isso é muito legal!”, afirma o pai.

As estudantes Luana Marcolin, Carolina Mallmann e Natieli da Silva também estavam curtindo o Dia sem Carro. Cada uma de uma cidade diferente, combinaram de se encontrar para aproveitar as atrações. Natieli explica que um dia específico voltado a isso incentiva as pessoas a saírem de casa e dos próprios carros. “A Tallini sempre é movimentada, mas muitas das pessoas só passam de carro, dão voltas. Dessa forma, há uma integração”, comenta.

Nesta edição, quatro food trucks integraram o evento. Bruxelas Waffle, Expresso Gourmet, Sushi Nakombê e Paletas Del Mexico trouxeram aos participantes opções para todos os paladares. Além disso, teve ponto de entrega de resíduos eletroeletrônicos e lâmpadas, a Biblioteca esteve aberta e, ainda, a presença do Rotaract Club Lajeado. Iniciando a programação de Natal no campus da Univates, a Associação dos Artesãos de Lajeado expôs a Feira de Natal.

Entre as oficinas programadas para este domingo, estavam a de biscoitos natalinos, realizada pelo curso de Gastronomia da Univates e a de terrários, ministrada por uma equipe de Ciências Biológicas. Carolina Fransozi e a filha de 11 anos, Sofia Fransozi, montaram os seus terrários. A diplomada do Curso de Engenharia Civil afirma que veio em todas as edições do Dia sem Carro e que, desta vez, a tarde estava especial para aproveitar o momento. “Sempre venho curtir. É muito bom essa integração. Tomar chimarrão na rua, pegar uma sombra e ouvir as bandas”, conta.

A equipe do Valeciclismo também esteve presente. Eles, que se encontram, no mínimo, duas vezes por semana para pedalar, promoveram um passeio guiado com quem tivesse interesse. “Ter um dia especial para o pessoal vir aqui com um transporte alternativo é muito legal, é uma forma de incentivo”, diz Louise Amaro, uma das integrantes do grupo.

O curso de Pedagogia também ofereceu atividades durante o Dia sem Carro. Brincadeiras antigas foram revividas por pais, filhos e professores. Pé de lata, sapata e elástico foram algumas das atrações. O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) também participou do evento desafiando os presentes com slackline.

Finalizando a terceira edição do Dia sem Carro, o Palco Amigos da Rádio Univates trouxe o show da banda Franchicos. A parceria com a rádio Univates envolveu o Centro Cultural com rock e cantoria ao pôr do sol.

Texto: Ana Amélia Ritt

Ana Amélia Ritt