Estudantes de Ensino Fundamental e Médio são premiados

Postado em 23/11/2015 18h21min

Por Ana Amélia Ritt

A cerimônia de premiação dos projetos participantes da 5ª Feira de Ciências da Univates e da VII Olinfu – Olimpíada de Informática da Univates ocorreu nesta segunda-feira, dia 23. No momento, estudantes de escolas de Lajeado e região tiveram seus trabalhos certificados.

Adrieli Solara de Lima Marques, Maria Eduarda Grunewald e Valentine Becker de Azevedo foram alguns dos alunos premiados. As meninas da Escola Municipal de Ensino Fundamental D. Pedro I conquistaram o primeiro lugar na categoria “Escolas pertencentes ao município de Lajeado – Nível: Ensino Fundamental” na 5ª Feira de Ciências da Univates. Pela primeira vez participando, afirmam que o prêmio valeu a pena, pois reconheceu toda a dedicação. “Foram meses trabalhando. A gente pesquisou em revistas vários assuntos e, quando decidimos sobre qual faríamos, buscamos material no laboratório de informática”, explicam.

Com o projeto “Crendices do imaginário popular: dos 8 aos 80 anos”, o trio foi orientado pelos professores Diógenes Gewehr e Melânia Sulzbach. Para Gewehr, o prêmio demonstra, acima de tudo, crescimento. “A Feira de Ciências incentiva o gosto pela pesquisa e mostra que a pesquisa não é só os experimentos, mas algo a mais. Os trabalhos desenvolvidos pela nossa escola, por exemplo, são todos baseados em levantamento de dados, não só copiando as informações, mas criando e desenvolvendo situações”, comenta.

O resultado dos estudantes premiados na Olimpíada de Informática da Univates podem ser conferidos aqui. Já os da 5ª Feira de Ciências neste link.

Texto: Ana Amélia Ritt

Ana Amélia Ritt