Curso de matemática é oferecido gratuitamente na Univates

Postado em 08/12/2015 09h01min

Por Ana Amélia Ritt

O Polo Olímpico de Treinamento Intensivo (Poti) é um curso gratuito de matemática oferecido a estudantes que tenham interesse em participar da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) e da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM). Entre os 14 polos presentes no Brasil, está o de Lajeado/RS, ministrado na Univates. O centro de treinamento específico possui o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa).

Neste ano, o foco são os estudantes do Ensino Fundamental (do 5º ao 9º ano). As aulas semanais são baseadas em quatro temáticas: combinatória, teoria de números, álgebra e geometria. A turma, que iniciou com cerca de 30 estudantes, segue com seis. “Tem que gostar de matemática, porque aqui a gente vê assuntos que não conhecemos, é puxado”, comenta Júlia Scheeren, participante do projeto e estudante do 9º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental João Beda Körbes, de Arroio do Meio/RS.

O curso tem como objetivo garimpar talentos para competições de matemática. Conforme o doutor Claus Haetinger e o mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas (PPGECE) da Univates Roberto Stenio Albuquerque, o interesse dos estudantes pelos números e a integração entre a turma são satisfatórios. “É claro que queremos que eles se destaquem nas competições nacionais, mas o conhecimento que eles adquirem para si e que levarão adiante é muito positivo. Há desmistificação dos assuntos e é bom ver que eles estão aproveitando essa oportunidade”, completam os professores.

“Na sala de aula, os desafios são muito fáceis. Aqui ultrapassamos nossos limites e, por mais complicado que seja, é divertido”, comenta Júlia sobre o trabalho realizado no Poti. O professor Haetinger completa: “É um caminho para os alunos extravasarem. Na sala de aula, alguns têm mais facilidade no conteúdo e acabam perdendo o interesse por não poderem ir além”, explica.

Entre os estudantes participantes da turma de Lajeado também estão Vinícius Pozzebon e Mariana Suhre Schneider. Ambos são da Escola Municipal de Ensino Fundamental Arco-Íris, localizada em Imigrante/RS, e tiveram destaque na Obmep 2015. Assim como Júlia, Mariana ganhou menção honrosa na Olimpíada. Já Vinícius conquistou medalha de ouro. “Foi uma surpresa. Minha mãe estava vendo na TV uma matéria sobre a Obmep e decidiu ver como eu fui. Ganhei medalha de ouro”, diz, animado, o menino do 7º ano do Ensino Fundamental. Mariana também ficou feliz com o resultado. “O Poti ajuda porque a gente aprende conteúdos que não vê na escola e, no meu caso, a prova tinha conteúdo do 9º ano”, conta Mariana, que está no 8º ano.

No Estado do Rio Grande do Sul, há dois Polos Olímpicos de Treinamento Intensivo. Além do localizado na Univates, há um polo em Porto Alegre. No ano que vem, uma nova turma será formada. Mais detalhes podem ser conferidos no site http://poti.impa.br/.

Texto: Ana Amélia Ritt