Univates assina convênio para retomar atividades do Pepi no Vale do Taquari

Postado em 17/12/2015 14h41min

Por Artur Dullius

Com nova metodologia, a Univates retoma as atividades do Projeto Extensão Produtiva e Inovação (Pepi) a pequenas e médias indústrias do Vale do Taquari em 2016. O convênio, com duração de 12 meses, foi assinado na tarde da última segunda-feira,  14, em Porto Alegre, entre a Univates e a Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (AGDI) e garante 80 atendimentos.

O novo Núcleo de Extensão prestará assessoria nas áreas de Produção Mais Limpa (P+L), Redução de Perdas e Planejamento Estratégico. “Investir em planejamento estratégico, em aumento de produtividade e na promoção de melhorias nos sistemas de gestão são ações fundamentais para as empresas. Por isso, esta é uma política que queremos fortalecer”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Fábio Branco, durante a solenidade.

A Univates terá a meta de realizar 80 atendimentos, sendo 20 em P+L, 20 em Redução de Perdas e 40 em Planejamento Estratégico. Para isso, receberá cerca de R$ 380 mil em recursos da AGDI. “Toda vez que as universidades participam de projetos do Estado, os resultados são efetivos. Esses significativos recursos investidos pelo Projeto Extensão vão ao encontro do que o Estado necessita, que é impulsionar o desenvolvimento”, disse o presidente da AGDI, Álvaro Woiciechoski.

Conforme a analista de projetos da Univates Estela Gausmann, a Instituição, por ser comunitária, prioriza ações voltadas ao desenvolvimento social e econômico do Vale do Taquari. “O Pepi vem ao encontro de uma das metas estabelecidas no Plano de Desenvolvimento Institucional, que é intensificar a interação entre a universidade e empresas da região, proporcionando qualificação empresarial, emprego e renda, por meio da metodologia que o Convênio estabelece”, afirma.

A captação das indústrias ocorrerá após a capacitação da equipe da instituição. O edital de licitação será lançado em alguns dias para a contratação da equipe, composta por um coordenador e quatro extensionistas. As atividades devem iniciar em fevereiro de 2016. Mais informações podem ser conferidas no Escritório de Relações com o Mercado, sala 114 do Prédio 1, ou pelo telefone (51)3714-7000, ramal 5850.

Saiba Mais
A Univates já atendeu cerca de 240 empresas do Vale do Taquari por meio do Pepi, durante os anos de 2013 e 2014. As atividades incluíram workshops sobre Marketing e Embalagens, Inovação Industrial e Vendas, incluindo atividade para exposição e interação entre os empresários atendidos. Em junho de 2014, a Instituição contou com a presença do então Governador, Tarso Genro, comemorando a marca de 3.000 empresas atendidas pela iniciativa no Estado do Rio Grande do Sul.

Texto: Artur Dullius

Atividades devem iniciar em fevereiro de 2016