Biblioteca recebe mais de 75 mil visitantes em 2015

Postado em 28/01/2016 13h47min

Por Ricardo Horn

Conforto, tranquilidade, ambiente arejado e contemporâneo são alguns dos elementos fundamentais para uma boa leitura, não é mesmo? Esse lugar você encontra na Biblioteca da Univates. A Biblioteca conta atualmente com 156.161 exemplares disponíveis em seu acervo. Também fornece estrutura para quem procura um lugar para estudo individual ou em grupo. Mas, além de disponibilizar esse espaço, ela permite que os visitantes também levem os livros para realizar sua leitura em casa. Pessoas sem vínculo acadêmico com a Instituição que quiserem fazer a retirada de algum exemplar podem realizar inscrição no programa ofertado pela Univates, o Univates & Você.

No ano de 2015, cerca de 75.062 visitantes passaram pela Biblioteca, dentre os quais 71.199 alunos, 3.421 professores e 442 pessoas da comunidade em geral. Foram reservados cerca de 32.069 livros e 288.863 empréstimos foram realizados. Entre os assuntos mais procurados estão metodologia científica, direito e área da saúde.

A Biblioteca oferece treinamentos disponibilizados de acordo com interesse da comunidade acadêmica e também possibilita que professores agendem treinamentos para suas turmas, de acordo o perfil delas. Os treinamentos são referentes às bases de dados disponibilizadas pelo Portal de Periódicos Capes, às assinaturas da Ebsco e RT Online, aos e-books da Minha Biblioteca e da Biblioteca Virtual Universitária. Em 2015, a equipe da Biblioteca recebeu 5.139 participantes em seus treinamentos. A bibliotecária Nalin Ferreira da Silveira acredita que o trabalho individualizado realizado na Biblioteca da Univates é um diferencial. “Acredito que os treinamentos personalizados sejam nosso diferencial. O treinamento para o curso de Farmácia é diferente do treinamento do curso de Direito, por exemplo. Existem bases e fontes de informação de diversas áreas, o papel do bibliotecário é direcionar o aluno para elas”, explica Nalin.

Conheça nossa Biblioteca no site www.univates.br/biblioteca.

Comunidade também pode usufruir do espaço e do acervo

Pensando em disponibilizar para a comunidade da região os serviços e a infraestrutura da Univates, foi criado o programa Univates & Você. Por meio dele, pessoas que não possuem vínculo acadêmico ativo podem se inscrever e obter acesso aos serviços, como Biblioteca, Bicivates, estacionamento com valor diferenciado, entre outros. As inscrições podem ser realizadas pelo site www.univates.br/univatesevoce

Consulte informações pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5212, ou pelo e-mail univatesevoce@univates.br.

Texto: Ricardo Horn

Elise Bozzetto