Segunda etapa do CRIE Warmup ocorre na Univates

Postado em 03/02/2016 09h08min

Por Ana Amélia Ritt

O CRIE Warmup continua a todo vapor. Realizado pela Univates, por meio do Núcleo de Criatividade, Inovação e Empreendedorismo (CRIE), e pela empresa de aceleração Ventiur, o programa está na segunda etapa e ocorre no Tecnovates. O evento objetiva trazer ao Vale do Taquari projetos inovadores e tecnológicos, oferecendo a eles workshops e assessoria para que sejam fortificados.

De Maringá, Paraná, três amigos representam a GouGou. A empresa, criada em uma conversa de bar, busca, por meio de um aplicativo e um site, agrupar as opções de festas e promoções da semana nas cidades de Maringá e Londrina. “Por enquanto é um protótipo simples e local, pois estamos vendo a aceitação do público. A ideia é expandir para as grandes cidades da região Sul”, explica um dos colaboradores. Murilo Sanches, Pedro Perez e Rafael Araújo afirmam que participar do CRIE Warmup foi a melhor experiência deles nesses cinco meses de empresa. “O evento é um tapa na cara, mostra a realidade. Já tínhamos participado de outras palestras, mas nada tão intenso e tão bom quanto o CRIE”, afirma Araújo.

Diego Saldanha, um dos responsáveis pelo CRIE Warmup, afirma que a atividade possui três etapas. “As oficinas iniciaram com 20 grupos e agora, na segunda fase, estamos com 9 startups participantes. Só sobrevive quem realmente tem espírito empreendedor”, comenta. A programação busca trazer projetos tecnológicos para a região, convergindo ideias que possam ser investidas. “Depois da conversão, auxiliamos as empresas e suas ideias, fortificando-as e, em seguida, buscamos vendê-las”, completa Saldanha.

Outra empresa participante é a Eu Tenho. “Funciona assim: eu preciso de alguma coisa e  outra pessoa tem. Combinamos de alugar o objeto por um valor x”, comenta Cleomar Schmitzhaus, integrante da empresa e estudante do curso de Ciências Contábeis da Univates. A ideia surgiu no Startup Weekend e rendeu o 3º lugar no evento. “O CRIE está sendo ótimo, pois há muitas questões com que nunca nos depararíamos. Além disso, temos contato com outras empresas e trocamos ideias”, afirma Arlei Silveira, também integrante da Eu Tenho e estudante de Engenharia de Controle e Automação.

O evento tem continuidade entre os dias 29 de fevereiro e 3 de março. Nessa etapa, os workshops envolvem formas de apresentação, que serão postas em prática pelas startups para a banca de investidores. As demais empresas participantes são: Addicionei, Cstorm, Unilalte, Nurture, Exodu, Logic Art, Haus On Nomad Spaces, Super do Dia, Lazy Parking e Conta Verde. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail isadora@ventiur.net

Texto: Ana Amélia Ritt

Arlei Silveira e Cleomar Schmitzhaus são integrantes da startup Eu Tenho

Ana Amélia Ritt

Workshops fazem parte da programação do evento.

Artur Dullius

Workshops fazem parte da programação do evento.

Artur Dullius