Turma do Interlínguas pratica alemão em viagem internacional

Postado em 10/02/2016 17h03min

Por -

Nada melhor do que praticar a Língua Alemã na Alemanha, claro – e ainda conhecer pontos importantes da história e atrativos turísticos. Por isso, a turma de conversação do Interlínguas da Univates embarcou no dia 6 de fevereiro para duas semanas de atividades no país europeu com um único desafio: comunicar-se apenas em alemão. O grupo foi acompanhado pela professora Roseli Kussler, que, além de dominar o idioma, tem diversas vivências e contatos no país.

De acordo com Roseli, a ideia inicial do grupo era fazer um curso de idiomas lá, porém a fluência alcançada pela turma permitirá que as aulas ocorram informalmente durante atividades culturais e turísticas. “Esse grupo vem se preparando para essa viagem há dois anos, quando surgiu a ideia de praticar a Língua Alemã in loco”, afirmou. Segundo a professora, a turma fica hospedada em casas de famílias em Freiburg e Tübingen, o que intensifica o aprendizado em situações do dia a dia. O roteiro inclui ainda atividades em Munique e Berlim, além de passeios por cidades da Suíça.

Um dos integrantes da turma é o médico Fábio Ferreira de Oliveira. “Sou o único do grupo sem nenhuma descendência alemã. Como minha esposa é de família tradicional alemã e eles conversam nessa língua entre eles, interessei-me pelo idioma e comecei a aprendê-lo na época em que namorávamos. Minha sogra foi minha primeira professora de alemão”, comenta ele. Oliveira acrescenta que iniciou seus estudos no Interlínguas há cinco semestres para desenvolver vocabulário e a parte gramatical para além do dialeto falado na região. “Não conheço a Alemanha ainda e será uma oportunidade ótima de colocar em prática a teoria da sala de aula. O grupo sugeriu e eu, literalmente, embarquei na ideia. Haverá passeios culturais e a museus, além de diversão e turismo”, comenta ele sobre a viagem.

Interlínguas

O Interlínguas oferece cursos de alemão, espanhol, francês, inglês e italiano aos acadêmicos, diplomados e comunidade em geral. O aprendizado do Interlínguas é baseado no método comunicativo, que usa situações reais da comunicação no cotidiano, tendo como resultado a melhor e mais significativa aprendizagem. Diferentes temas são usados para integrar fala, gramática, vocabulário, pronúncia, audição, leitura e escrita.

Os encontros ocorrem em salas de aula equipadas e em Laboratório de Línguas, que contam com recursos multimídia de vídeo e áudio, utilizados durante as aulas para estimular as habilidades comunicativas do aluno.

As inscrições podem ser realizadas até 20 de fevereiro. O teste de nivelamento ocorre no dia 23 de fevereiro, às 18h30min, e as aulas iniciam a partir do dia 3 de março. Detalhes podem ser conferidos no Núcleo de Educação Continuada, na sala 110 do Prédio 1 da Univates. Mais informações estão disponíveis pelo telefone (51) 3714-7011 ou pelo e-mail interlinguas@univates.br.

Texto e fotos: Nicole Morás
Turma de conversação de alemão que realizou primeira viagem de intercâmbio do Interlínguas em fevereiro de 2016

Nicole Morás